Início / Agricultura / Dona Uva conquista Prémio Sabor do Ano 2023

Dona Uva conquista Prémio Sabor do Ano 2023

As uvas Dona Uva, marca da Organização de Produtores Frutalmente, conquistaram, pela primeira vez, o Prémio Sabor do Ano 2023. As três variedades submetidas a prova – Dona Maria, Red Globe e Cardinal – obtiveram as melhores notas na satisfação geral dos consumidores, com destaque para as uvas Red Globe, que atingiram a pontuação de 8,9 pontos numa escala de 10.

A Uva branca Dona Maria obteve uma pontuação geral de 8,5 e a Uva preta Cardinal de 8,3. Nas três variedades submetidas a prova, o sabor, a textura e o aspecto geral das uvas são as categorias mais destacadas pelos consumidores, informa a Frutalmente.

Mário Rodrigues, director comercial da Frutalmente, afirma que a conquista do Sabor do Ano 2023 “é um contributo importante para reforçar o posicionamento da marca Dona Uva, como símbolo de qualidade. Além disso, o prémio transmite credibilidade e confiança ao consumidor e serve como estímulo e motivação interna para as equipas, para trabalharmos cada vez melhor, merecendo todas as distinções que nos têm sido atribuídas”.

3 milhões de quilos de uva de mesa

Com uma produção de 3 milhões de quilos de uva de mesa em 2022, a Frutalmente é a primeira e única Organização de Produtores de uvas de mesa do país. As uvas Dona Uva são produzidas numa área de aproximadamente 200 hectares, distribuídos entre as regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. A colheita acontece, todos os anos, sensivelmente entre os meses de Julho a Novembro e está disponível nos principais hiper e supermercados de todo o País.

O Sabor do Ano é uma referência para as marcas e para os consumidores. Utilizando uma metodologia própria, com recurso a provas sem referência à marca, este prémio é reconhecido como um símbolo de qualidade que guia o consumidor no processo de escolha, contribuindo para simplificar o momento de compra. Para ser premiado Sabor do Ano, o produto deve obter uma nota superior a 6, numa escala de 1 a 10, e a nota mais alta entre os produtos concorrentes.

A Dona Uva é uma marca da Frutalmente — Organização de Produtores que tem como missão “produzir a melhor fruta portuguesa, respeitando a natureza e o meio ambiente”. É a única Organização de Produtores de Uva de Mesa em Portugal. Além da Dona Uva (para uvas de mesa), a Frutalmente detém a marca Adoora para outros frutos, como pêssegos, nectarinas, ameixas, paraguaios, figos, romãs, dióspiro, pêras e maçãs.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.