A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal inaugura duas novas delegações, na Noruega e Finlândia, esta semana. As aberturas oficiais dos novos escritórios realizam-se esta terça-feira, 8 de Novembro, em Oslo, e quinta-feira, 10 de Novembro, em Helsínquia.
Além do presidente da Aicep, Luís Castro Henriques, as cerimónias de abertura oficial das novas delegações contam com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, bem como do Embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa, e do Embaixador de Portugal na Finlândia, Francisco Vaz Patto, e da administradora da Aicep, Madalena Oliveira e Silva.
Com a abertura das novas delegações nos países nórdicos, que serão coordenadas pela delegação na Suécia, a Aicep “pretende contribuir para aprofundar as relações económicas bilaterais, aumentando exportações, estabelecer novas parcerias e potenciar novos projectos de investimento para Portugal”.
Nos últimos anos, refere a Agência, os Países Nórdicos têm tido 2taxas de crescimento interessantes na balança comercial portuguesa” e, ao analisar globalmente os dados estatísticos das exportações a Dezembro de 2021, a soma dos quatro mercados nórdicos – Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca – posiciona-os como o 8º cliente de Portugal.
Paralelamente, tem aumentado o número de empresas exportadoras de bens para estes países, com a exportação de serviços também a registar um crescimento constante. Já no que se refere ao investimento directo nórdico em Portugal, também assistimos a um crescente interesse em sectores novos da economia.
“Os países nórdicos são um bom mercado de diversificação para as empresas portuguesas dentro da Europa e ainda existe uma boa margem de progressão em termos de quota de mercado. São países que valorizam a qualidade, o design e a sustentabilidade, em que as empresas portuguesas são competitivas. Também a procura de empresas nórdicas que se pretendem estabelecer em Portugal tem vindo a aumentar de forma significativa, destacando-se o sector das novas tecnologias/software, com várias leads de investimento em acompanhamento pela Aicep”, refere Luís Castro Henriques.
Na agenda da missão à Noruega e Finlândia, de 6 a 11 de Novembro, destaque para os Seminários promovidos pela Aicep com vista a dinamizar a notoriedade de Portugal e contribuir para estreitar relações entre empresas portuguesas, norueguesas e finlandesas: o Seminário “EEA Grants – Portugal and Norway – an Ocean of Opportunities for Business Cooperation”, organizado com o EEA Grants Portugal; e o Seminário “Portugal & Finland’s Bilateral Trade and Investment”.
Além disso, também haverá lugar a várias reuniões e contactos, nomeadamente com potenciais investidores noruegueses e finlandeses, bem como visitas a empresas e incubadoras, com o objectivo de estimular novos negócios e parcerias para as empresas portuguesas.
Agricultura e Mar