Início / Agricultura / Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da água da Barragem do Alqueva, ao fim de 25 anos. Os utilizadores espanhóis que têm acesso à água, na margem esquerda da barragem irão pagar esse serviço nas mesmas condições dos utilizadores portugueses.

Mas, trata-se apenas de um princípio de acordo sobre Alqueva, que ainda não está fechado. As negociações continuam até à próxima Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza a 23 de Outubro. Se tudo se confirmar, Espanha poderá vir a pagar 2 milhões de euros pela água do Alqueva. E o pagamento dos 40 milhões de euros à EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva pelo uso da água da barragem nas duas últimas décadas não deverá concretizar-se.

O anúncio foi feito no evento comemorativo dos 25 anos da Convenção de Albufeira, em Aranjuez, presidido pela ministra espanhola da Transição Climática e Desafio Demográfico, Teresa Ribera, no qual a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou o compromisso de garantir caudais diários, a partir da Barragem de Cedillo, para a manutenção dos caudais circulantes do Rio Tejo.

Os volumes diários para os caudais serão agora definidos nas próximas reuniões técnicas entre as entidades portuguesas e espanholas, avança um comunicado de imprensa do Ministério do Ambiente e Energia. “Resolvemos questão pendente há duas décadas”, disse Maria da Graça Carvalho.

“O resultado deste trabalho que tem vindo a ser realizado nos últimos meses é um princípio de acordo que dá prioridade à componente ecológica, não esquecendo o consumo humano e outros usos socioeconómicos. Estou muito satisfeita com o desenrolar das negociações e por demonstrarmos que somos capazes de trabalhar em conjunto para o futuro dos dois países, num tema tão essencial como os recursos hídricos”, referiu Maria da Graça Carvalho.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

GNR apreende 1.200 quilos de amêijoa-japonesa em Alcochete sem documento de registo

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Setúbal, através do Posto …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.