Início / Featured / Açores e Madeira com reforço de 8% da quota do atum patudo. Podem pescar mais 250 toneladas

Açores e Madeira com reforço de 8% da quota do atum patudo. Podem pescar mais 250 toneladas

As Regiões Autónomas dos Açores e Madeira conseguiram, junto do Governo da República, um aumento da quota do atum patudo em mais 8%, o que equivale a 250 toneladas.

Segundo uma nota de imprensa do Executivo açoriano, “este aumento resultou das diligências feitas junto da Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos [DGRM], no sentido de ser cedida mais quota às Regiões Ultraperiféricas dada a disponibilidade da quota desta espécie que o continente ainda dispõe”.

Actualmente, a chave de repartição da quota do atum patudo estabelece 85% da quota nacional anual para Açores e Madeira. Na presente data, as regiões autónomas já atingiram 95% da quota atribuída para 2021.

Cabe à DGRM o controlo dos níveis de execução da quota, sendo igualmente da responsabilidade daquele organismo a comunicação dos mesmos aos departamentos governamentais das duas regiões, com competência em matéria de pescas.

Relembre-se que, a 27 de Junho de 2021, o Governo Regional dos Açores tinha solicitado à Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos o reforço da quota do atum patudo (Thunnus obesus).

Na altura, dizia o Executivo açoriano: “refira-se que a quota do atum patudo está a acabar. Faltam pouco menos de 500 toneladas para a Madeira e os Açores atingirem os 85% da quota de captura a que têm direito. As regiões autónomas estão a negociar os restantes 15% da quota reservada para o continente e que não tem sido pescada”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.