A 15ª Edição das Jornadas Fenareg — Encontro Regadio 2024 realiza-se nos próximos dias 26 e 27 de Novembro, no Hotel Alambique, Fundão. Estarão presentes entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas de todo o País, que representam mais de 95% do regadio colectivo público, autoridades do sector e agricultores da região.
Um evento organizado pela Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal, em colaboração com a Associação de Beneficiários da Cova da Beira. As inscrições estão abertas até 31 de Outubro.
“Com os temas da gestão e armazenamento da água, da resiliência hídrica a ganharem uma preponderância crescente, e a urgência da modernização do regadio a impor-se como esforço nacional, estando em curso a reprogramação do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] no contexto do regadio público nacional e a elaboração de um novo plano de armazenamento e de distribuição eficiente da água para a agricultura, aquele que é o mais importante encontro nacional do Regadio em Portugal”, contará no dia 26 de Novembro com uma conferência sob o mote “Água que Une, Plano Rega e Investimento e Estratégia para o Regadio no Horizonte 2030”, refere uma nota de imprensa da organização.
“Serão também debatidos os projectos emblemáticos de aproveitamento hidroagrícola da região”, acrescenta a mesma nota, adiantando que dia 27 de Novembro terá lugar a Assembleia Geral da Fenareg e a visita ao aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira e à Barragem da Meimoa.
Programa disponível aqui. Inscrições aqui.
A Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal, fundada em 2005, com a missão de defender e promover o desenvolvimento sustentado e a competitividade do regadio, representa o sector do regadio a nível nacional nas instituições nacionais e internacionais dedicadas à gestão da água para rega, congregando os interesses dos vários interlocutores das actividades ligadas à água, à sua gestão e à interligação com a agricultura e o mundo rural.
Agrega 96% das organizações do sector do regadio em Portugal, reunindo 30 Associações, que gerem 3.515 hm3 e 40 GWh/ano responsáveis por abastecer 135.000 hectares de regadio, num total de 27.000 agricultores regantes.
Agricultura e Mar