Início / Agricultura / Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 29 de Janeiro a 4 Fevereiro 2024

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 29 de Janeiro a 4 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de mercado de Alentejo Central, Alentejo Norte, Ribatejo e Beira Litoral e Trás-os-Montes. Neste último mercado, a oferta foi média para uma procura alta e o volume de transacções diminuiu em relação à semana anterior.

No Alentejo, os mercados caracterizaram-se por uma oferta de média a alta para uma procura de alta a muito alta, enquanto nas áreas de comercialização Ribatejo e Beira Litoral a oferta e a procura foram de baixa a média.

Nesta campanha o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade.

A diminuição da produção mundial de azeite registada nos 2 últimos anos, devido principalmente ao decréscimo em Espanha, o maior produtor mundial, reflectiu-se no preço do azeite a granel em Portugal.

Azeitona para azeite

Terminou a campanha de comercialização azeitona para azeite 2023/24 na área de mercado de Trás-os-Montes. Na actual campanha, devido ao adiantamento do ciclo vegetativo das oliveiras, os lagares de azeite iniciaram a laboração mais cedo do que o habitual.

O INE prevê um aumento de 25% de azeitona, em comparação com o ano anterior, devido essencialmente ao incremento da produtividade média nos olivais tradicionais, bem como à entrada em produção de novos olivais intensivos.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.