O Governo Regional da Madeira tem um programa para reactivar e promover a produção de castanha. Rejuvenescer os soutos existentes, estabelecer apoio aos agricultores e introduzir novas variedades de interesse são algumas das propostas do Plano Estratégico do Castanheiro da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Nesse sentido, a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente da Madeira, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, apresentou à população do Curral das Freiras o Programa de Fomento de Novos Soutos, com o objectivo de reactivar e promover a produção de castanha, uma vez que esta “representa um papel importante ao nível socioeconómico, ambiental e turístico na freguesia”, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.
As operações culturais nas frutícolas têm como objectivos maximizar a produção, obter produções regulares, com qualidade e que o produto possua as características exigidas pelo mercado.
Para tal, a proposta de plano aponta diversas acções, como a selecção de parcelas com condições edafoclimáticas adequadas e plantações em áreas com declive aceitável para a produção e de fácil acesso; a aquisição de plantas num viveirista certificado, para garantir a qualidade em termos varietais e de fitossanidade; a condução do souto, nomeadamente através da poda de frutificação para controlar o vigor da planta, a altura, a retirada de ramos sobrepostos, improdutivos e doentes, de modo a facilitar a entrada de luz.
A estratégia passa também pelo incentivo à implementação de sistemas de rega, por tratamentos fotossanitários, pelo controlo das infestantes e pela orientação da colheita, a qual deverá ser feita quando os ouriços estejam totalmente abertos e começam a desprender ou soltar as castanhas, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar