Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
15 semanas em Espanha e 16 semanas em Portugal de manutenções, uma tendência que também já se estabilizou por toda a Europa e agora com a novidade dos mercados do Norte da Europa estarem a cotizar ao nível de Espanha, exceptuando Dinamarca que nivela com os preços dos EUA e assim mantém os seus níveis de exportação para a China.
Falando nos EUA, parecem ter disparado nas últimas semanas, apesar de haver ainda muita oferta de porcos, graças ao aumento do consumo interno e aumento da exportação para o México e Ásia.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 29/2023 (17/07 a 21/07): Espanha 2,03; França 2,02; Alemanha 1,97; Países Baixos 1,93; Bélgica 2,02; Dinamarca 1,62.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
O índice de preços da carne da FAO situou-se em Junho numa média de 117,9 pontos, praticamente sem variação comparativamente com Maio, devendo-se a que os aumentos de preços das carnes de frango e porco se vão compensando com a diminuição de preços das carnes de bovino, ovinos e caprinos.
Em comparação com o valor do ano passado, o índice baixou 8,1 pontos. Os preços da carne de aves continua em subida devido a uma procura extremamente elevada na Ásia oriental e problemas de gripe aviária em vários países exportadores.
Os preços da carne de porco subiram, impulsionados pela persistente escassez de oferta nas zonas produtoras (como a UE). Contrariamente, os preços da carne de vaca desceram por haver excesso de oferta, nomeadamente na Austrália.
Agricultura e Mar