Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Por toda a Europa reina a estabilidade. No resto do Mundo também, se bem que a preços muito inferiores, tanto nos principais exportadores como os EUA e o Brasil, como no principal importador, a China. Pesos de carcaça altos na Europa e baixos no continente americano. Abates recorde na China, moderadamente elevados na América e muito abaixo do ano passado na Europa.
Também no mercado das porcas os preços estão elevados e muito elevados em Espanha, a tal ponto que vários países estão a abater as porcas em Espanha.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 21/2023 (22/05 a 26/05): Espanha 2,03; França 1,86; Alemanha 1,84; Países Baixos 1,80; Bélgica 1,89; Dinamarca 1,62.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
No passado dia 16 de Maio, Itália confirmou mais um caso de PSA no seu território, concretamente em 4 javalis e numa exploração de produção de leitões. Todos foram declarados na região de Calabria, no sul do país e a quase 800 km do foco declarado mais próximo dessa região.
Não é uma zona com muita suinicultura e não irá afectar o mercado italiano, mas serve para lembrar a facilidade com que este vírus se propaga. A causa mais provável foi a introdução do vírus por trabalhadores originários do leste da Europa.
Agricultura e Mar