Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 20/2022 – 2,802€ (Manutenção)

Bolsa do Porco – Semana 20/2022 – 2,802€ (Manutenção)

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Por toda a Europa reina a estabilidade. No resto do Mundo também, se bem que a preços muito inferiores, tanto nos principais exportadores como os EUA e o Brasil, como no principal importador, a China. Pesos de carcaça altos na Europa e baixos no continente americano. Abates recorde na China, moderadamente elevados na América e muito abaixo do ano passado na Europa.

Também no mercado das porcas os preços estão elevados e muito elevados em Espanha, a tal ponto que vários países estão a abater as porcas em Espanha.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 21/2023 (22/05 a 26/05): Espanha 2,03; França 1,86; Alemanha 1,84; Países Baixos 1,80; Bélgica 1,89; Dinamarca 1,62.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

No passado dia 16 de Maio, Itália confirmou mais um caso de PSA no seu território, concretamente em 4 javalis e numa exploração de produção de leitões. Todos foram declarados na região de Calabria, no sul do país e a quase 800 km do foco declarado mais próximo dessa região.

Não é uma zona com muita suinicultura e não irá afectar o mercado italiano, mas serve para lembrar a facilidade com que este vírus se propaga. A causa mais provável foi a introdução do vírus por trabalhadores originários do leste da Europa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.