A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participam no início da safra da sardinha, com uma saída de barco, do Porto de Pesca de Sesimbra, no próximo dia 1 Maio, a partir das 20h30.
Refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura e da Alimentação que “Portugal e Espanha decidiram adoptar um limite de capturas para 2023 de 56.604 toneladas, das quais cerca de 37.642 toneladas para Portugal (66,5 %) de acordo com o estabelecido o Plano de Gestão Plurianual da Sardinha Ibérica (2021-2026), e no despacho nº 5059-A/2023, publicado na sexta-feira, 28 de Abril”.
“Graças ao bom trabalho na área da investigação e ao esforço dos profissionais da pesca foi possível retomar uma trajectória ascendente de recuperação do stock da sardinha”, acrescenta a mesma nota.
E acrescenta que “os anos de 2021, 2022 e 2023 traduzem já o cumprimento dos padrões de sustentabilidade necessários para uma gestão sustentável da pesca da sardinha nas águas ibéricas, o que tem permitido aumentar sucessivamente as possibilidades de captura”.
Actualmente, diz o Ministério, “a pesca de sardinha concentra-se nos portos de Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra, Sines, Portimão, Quarteira e Olhão, onde tem um grande impacto no desenvolvimento económico destes territórios”.
Agricultura e Mar