Início / Agenda / Ministra da Agricultura e secretária de Estado das Pescas marcam início da safra da sardinha

Ministra da Agricultura e secretária de Estado das Pescas marcam início da safra da sardinha

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participam no início da safra da sardinha, com uma saída de barco, do Porto de Pesca de Sesimbra, no próximo dia 1 Maio, a partir das 20h30.

Refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura e da Alimentação que “Portugal e Espanha decidiram adoptar um limite de capturas para 2023 de 56.604 toneladas, das quais cerca de 37.642 toneladas para Portugal (66,5 %) de acordo com o estabelecido o Plano de Gestão Plurianual da Sardinha Ibérica (2021-2026), e no despacho nº 5059-A/2023, publicado na sexta-feira, 28 de Abril”.

“Graças ao bom trabalho na área da investigação e ao esforço dos profissionais da pesca foi possível retomar uma trajectória ascendente de recuperação do stock da sardinha”, acrescenta a mesma nota.

E acrescenta que “os anos de 2021, 2022 e 2023 traduzem já o cumprimento dos padrões de sustentabilidade necessários para uma gestão sustentável da pesca da sardinha nas águas ibéricas, o que tem permitido aumentar sucessivamente as possibilidades de captura”.

Actualmente, diz o Ministério, “a pesca de sardinha concentra-se nos portos de Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra, Sines, Portimão, Quarteira e Olhão, onde tem um grande impacto no desenvolvimento económico destes territórios”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Bolieiro reafirma a Gouveia e Melo poderes autonómicos dos Açores na gestão do mar

Partilhar              O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se hoje, 12 de Julho, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.