Início / Agricultura / Cotações – Horticultura – Informação Semanal – 10 a 16 Abril 2023

Cotações – Horticultura – Informação Semanal – 10 a 16 Abril 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Na região Entre Douro e Minho, verificou-se subida da cotação da alface lisa em 25% e frisada 14%, devido a uma menor oferta. Uma maior oferta desvalorizou as cotações da couve “Penca” em 17%, espinafre 16%, cebola temporã e cenoura 10%.

Na região da Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, verificou-se subida na cotação da alface frisada em 60%, devido a uma maior procura. Os calibres superiores da couve “Repolho Tipo Coração” levaram a uma valorização da cotação em 25%. A cotação do nabo sem rama desceu 14% devido a uma menor oferta. Descida para o alho francês em 10% devido a uma menor oferta e menor qualidade. O nabo com rama não teve transações nesta semana.

Na área de mercado Oeste, verificou-se um aumento nas cotações do tomate, devido a uma maior procura e menor oferta: “Chucha” grado 46%, “Chucha” miúdo 36%, “Redondo” médio 20%, “Redondo” grado, “Cacho” e “Coração de Boi” 16%. Uma menor oferta fez subir a cotação da abóbora “Tipo Francesa” em 40%.

Verificou-se uma valorização das cotações da couve-flor em 38% e “Brócolos” em 37%, devido a uma maior procura. A cotação da alface frisada também foi valorizada em 10% devido a uma maior oferta e maior procura. Uma maior oferta desvalorizou as cotações da couve “Lombardo” em 39%, pepino 15%, alho francês e couve “Repolho Tipo Coração” 14% e fava 13%.

Mercados abastecedores

O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. A procura teve maior interesse pela alface, batata, cebola, cenoura, curgete, couves, nabo, nabiças e grelos. Teve inicio a comercialização da ervilha de grão.

Verificou-se uma descida nas cotações da couve “Repolho Tipo Coração” em 13% e couve “Roxa” 11%, devido a uma menor oferta. Quanto aos produtos importados não houve alterações significativas.

O Mercado Abastecedor do Porto (MAP) manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Maior interesse pela alface, batata, cebola, cenoura, curgete, couves, nabo, nabiças, grelos e tomate. Verificou-se uma subida nas cotações do tomate “Cacho” em 32%, couve-flor 30%, tomate “Cereja” 19%, pimento verde 14% e couve “Lombardo” 13%, devido a uma menor oferta.

Uma maior oferta desvalorizou a cotação da beterraba em 15%. Quanto aos produtos importados, verificou-se uma subida para o pimento verde e tomate “Cacho” de Espanha e descida para o feijão-verde “Achatado Direito estufa” de Marrocos.

No Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), registou uma boa afluência de operadores e de compradores. Teve início a comercialização do feijão-verde “Achatado direito estufa”. Uma menor oferta valorizou as cotações do tomate “Cereja” em 23%, “Cacho” 21% e “Sulcado” calibre 67-81 em 11%, abóbora “Menina” 18% e “Butternut” 15%.

A cotação do pimento verde valorizou 10% devido a uma menor oferta e maior procura. A concorrência de produto espanhol provocou uma descida na cotação do pepino em 38%. Nesta altura do ano o consumo de brássicas desceu e as cotações da couve “Penca” e “Lombardo” desceram 17 e 13%, devido a uma maior oferta e menor procura.

Também se verificou descida na cotação da cebola temporã em 12%, devido a uma maior oferta. Quanto aos produtos importados teve início a comercialização da cebola temporã de Espanha. Verificou-se subida nas cotações do tomate “Cereja”, “Cacho” e pimento verde de Espanha. Descida para o pepino de Espanha.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.