Início / Agricultura / Cotações – Azeite – Informação Semanal – 10 a 16 Abril 2023

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 10 a 16 Abril 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de Azeite 2022/ 23 nas áreas de mercado Alentejo Sul, Alentejo Central, Alentejo Norte, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes. O produto classifica-se como bom em relação à qualidade, excepto nos mercados da Beira Litoral e da Beira Interior que apresentam qualidade média devido a problemas fitossanitários (mosca e gafa) durante a campanha.

A presente campanha é caracterizada por uma quebra de produção considerável, principalmente no olival tradicional, como consequência da conjugação de um ano de contra-safra com factores meteorológicos adversos, nomeadamente a seca extrema e as altas temperaturas, agravada pelos ataques tardios da mosca da azeitona e de gafa por ausência de tratamentos.

As últimas estimativas do INE prevêem uma produção de cerca de 126.000 toneladas, que corresponde a uma diminuição de 40% comparando com a campanha anterior, no entanto é a quarta melhor produção olivícola de sempre.

Comércio internacional

Comparando o período Janeiro a Fevereiro de 2023 com o período homólogo do ano anterior, verifica-se que o saldo comercial português diminuiu, no entanto Portugal continua a apresentar superavit neste sector (cerca de 99 milhões de euros). De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume diminuiu cerca de 4 mil toneladas comparando os 2 períodos.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município do Seixal no TOP 3 da recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica

Partilhar              O concelho do Seixal é um dos três concelhos do País, juntamente com os municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.