A CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco realiza na próxima segunda-feira, 19 de Dezembro, nas suas instalações, um workshop no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro (Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal), com início às 14h30, destinado aos parceiros do projecto e aos produtores de leite e queijo.
A sessão visa abordar as principais temáticas ligadas à fileira da produção de queijo da Região Centro, nomeadamente, desde os temas ligados as raças e sistemas de animal, passando pelos desafios da produção de leite e os critérios das explorações, até aos parâmetros de qualidade do leite destinado ao fabrico de queijo DOP desta região.
Neste âmbito, o workshop conta com sete intervenções, estas a cargo de Paula Fazenda da InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro, de Pedro Cardoso da Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários, Artur Lopes do Monte da Ordinha, de Luísa Barros da Beira Tradição, de Odete Gonçalves da APQDCB – Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, de Luísa Paulo da CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco e António Moitinho Rodrigues da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Christophe Espírito Santo da CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, que está responsável pela abertura, moderação e encerramento.
Programa de Valorização da Fileira do Queijo
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tem como objectivo geral sustentar e alavancar a tendência crescente no mercado pela procura de produtos agroalimentares de qualidade diferenciada, dotando a fileira do queijo das competências e meios necessários ao aumento da produção certificada (DOP).
A CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, é uma associação sem fins lucrativos, de natureza privada, constituída em Julho de 2010. Detida na sua maioria pelo Município de Castelo Branco, tem como associados o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro. A Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar é detentora e gestora do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar e do CEi – Centro de Empresas Inovadoras.
Agricultura e Mar