Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / UE aprova segundo pedido de pagamento no âmbito do PRR. Mais 1,8 mil M€

UE aprova segundo pedido de pagamento no âmbito do PRR. Mais 1,8 mil M€

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que a Comissão Europeia aprovou o segundo pedido de pagamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que Portugal tinha submetido em Setembro, no debate sobre política sectorial que decorreu na Assembleia da República.

Este segundo pedido de pagamento, realizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência e apresentado por Portugal à Comissão Europeia em Setembro, atinge o montante de 1,8 mil milhões de euros (líquidos de pré-financiamento), dos quais 1,71 mil milhões de euros em subvenções e o restante em empréstimos.

“O Governo mantém o objectivo de garantir o pleno aproveitamento dos fundos europeus”, destacou Mariana Vieira da Silva. “Prosseguimos a implementação do PRR nos termos em que estava programado, tal como a Comissão Europeia confirmou com a validação, em Maio, do cumprimento dos 38 marcos e metas definidos até ao final de 2021, e que permitiu o pagamento do primeiro desembolso”.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal inclui uma “vasta gama de medidas de investimentos de reforma” repartidas por 20 componentes temáticas.

A 30 de Setembro de 2022, Portugal apresentou à Comissão um pedido de pagamento baseado no cumprimento dos 20 marcos enunciados na decisão de execução do Conselho para a segunda parcela.

Estas metas abrangem reformas nos domínios da gestão de hospitais públicos e da transição digital nos sectores público e privado. Alguns marcos e metas dizem igualmente respeito a grandes investimentos nos domínios da saúde, silvicultura, gestão da água, protecção social, inovação, mobilidade sustentável, competências digitais, cultura, finanças públicas e administração pública.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município do Seixal no TOP 3 da recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica

Partilhar              O concelho do Seixal é um dos três concelhos do País, juntamente com os municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.