O XXI Fórum Nacional de Apicultura e a XVII Feira Nacional do Mel realizam-se na emblemática Casa do Campino, em Santarém, de 18 a 20 de Novembro de 2022. O PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2023-2027 e as ajudas ao setor apícola serão um dos temas centrais.
Após dois anos de interrupção, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste e a Câmara Municipal de Santarém juntaram esforços e vontades, fazendo da cidade de Santarém e do Ribatejo, o ponto de encontro da apicultura nacional em 2022.
O local escolhido é a emblemática Casa do Campino, equipamento localizado no centro da cidade de Santarém, e que “reúne todas as condições para que ambos os eventos sejam um sucesso”, refere a organização em nota de imprensa.
“Num ano que ficará na memória como um ano muito difícil para o setor apícola, com a produtividade a atingir valores mínimos devido à seca, e os incêndios rurais a ameaçarem a sustentabilidade das explorações apícolas, o Fórum Nacional de Apicultura adquire primordial importância, pelo enfase e projeção que emprestam à apicultura nacional”, diz a mesma nota. O futuro PEPAC e as ajudas ao setor apícola serão um dos temas centrais em 2022.
Segundo a organização, esta edição da Feira Nacional do Mel, a principal montra do mel de Portugal, “proporcionará aos apicultores e às suas organizações a oportunidade de dar a conhecer o mel das suas regiões aos consumidores portugueses”.
O espaço escolhido para a realização de ambos os eventos, a Casa do Campino, proporcionará espaço para os produtores nacionais realizarem várias atividades de degustação dos produtos (mel, pólen, pão de abelha), marcando o reencontro com o público.
As empresas interessadas em participar na Feira Nacional do Mel, e que nesta fase necessitem obter mais informações, devem entrar em contacto com a FNAP através do email: info@fnap.pt.
Agricultura e Mar