Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
A Alemanha ia na 6ª semana de repetição de preços até que nesta semana deu um sinal inequívoco da tendência altista que irá experimentar nos próximos tempos. De uma vez subiu 8 cêntimos e influenciou os mercados do Norte da Europa que estavam algo deprimidos há algumas semanas.
Deprimidos ficaram os matadouros do Sul da Europa que, quando estavam a conseguir recuperar alguma da margem para o preço do porco vivo, vêm o mercado a retomar a dinâmica de subidas sólidas. Os 8 milésimos de Espanha devem ser entendidos como um pré-aviso de subidas mais significativas nas semanas que aí vêm.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 33/2022 (15/08 a 19/08): Espanha 1,70; França 1,71; Alemanha 1,51; Países Baixos 1,42; Bélgica 1,56; Dinamarca 1,40.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Neste momento Espanha e Portugal são um oásis na Europa no que respeita às margens conseguidas pela produção. Por toda a Europa a suinicultura atravessa um período de matérias primas em alta que vêm já desde antes da guerra da Ucrânia e, apesar dos porcos estarem bem cotados em toda a Europa, à excepção da Península Ibérica, os produtores continuam a pagar mais pela ração do que aquilo que recebem pelos porcos.
Isso não significa que o sector em Portugal não esteja completamente depauperado, porque está…
Agricultura e Mar