Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Algarve 2020 fecha Julho com 1.557 projectos aprovados e uma taxa de execução de 66%

Algarve 2020 fecha Julho com 1.557 projectos aprovados e uma taxa de execução de 66%

O Programa Operacional do Algarve (Algarve 2020) chegou a 31 de Julho de 2022 1.557 projectos aprovados, com um investimento elegível de 611 milhões de euros, a que correspondeu um financiamento comunitário de 345 milhões de euros e uma execução de 327 milhões de euros (66%).

Os pagamentos efectuados ascendem a 215 milhões de euros, refere a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), presidida por José Apolinário.

Na sua “Informação Mensal – Julho 2022“, a CCDR Algarve destaca-se o Eixo 2 com 574 projectos aprovados, 348 milhões de euros de custo total e 92 milhões de fundo. Da execução dos Sistemas de Incentivos (SI), realça a tipologia SI Qualificação e Internacionalização de PME com 442 projectos aprovados e 20,1 milhões de fundo.

Por concelho, o peso de Faro é justificado por sediar os organismos da administração pública e a Universidade, respectivamente com 36 e 45 projectos, e com 28M€ e 21M€ de fundo aprovado, embora estes possam ocorrer noutros territórios.

Nos instrumentos territoriais evidenciam-se os Planos de Acção para a Regeneração Urbana (PARU) que apresentam uma taxa de compromisso de 98,5% e uma taxa de execução de 69,3%.

Projectos em destaque

Entre os projectos apoiados, a CCDR Algarve destaca, no Eixo 1 – Promover a Investigação e a Inovação Regional PI 1.2 – Promover o Investimento das Empresas em I&I, o projecto ALG-01-02B7-FEDER-069590, cujo beneficiário é a Wifi4Media, com 222.659,55 euros aprovados (FEDER).

O projecto visou o desenvolvimento de uma solução tecnológica que permite a qualquer equipa de apoio (hospital, lar, centro de dia ou outro) monitorizar os níveis de actividade dos idosos, quando estes se encontram na sua residência ou mesmo em ambiente social, comparando com as linhas de base de actividade normal.

Após algum tempo de utilização, através de algoritmos de Inteligência Artificial, será possível identificar tendências de saúde que fornecem informações valiosas sobre o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

De destacar que os cuidadores podem aceder a toda a informação através da App ou do computador, personalizando notificações de alertas de eventos por SMS, email ou chamadas automáticas para situações como: muito tempo parado, longe de casa, rotinas, temperaturas, área de segurança, inundação de água, porta aberta muito tempo, assistência solicitada SOS, monitorização do sistema e sensor de quedas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Pombal aposta em rega inteligente e 5G da NOS para poupar até 30% de água

Partilhar              A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.