A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, inaugura, esta terça-feira, dia 7 de Dezembro, as obras de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, na Nazaré, infra-estrutura gerida pela Associação de Beneficiários da Cela.
Construída nos finais dos anos 30, a obra do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela localiza-se nas freguesias de Barrio e Famalicão, pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Alcobaça e de Nazaré, abrangendo de 454 ha de solos especialmente vocacionados para a produção de culturas hortícolas e frutícolas.
A Associação de Beneficiários da Cela foi constituída e 24 de Outubro de 1940 publicada em alvará de 23 de Dezembro de 1940, que aprovou os estatutos em vigor na altura, definindo com principais objectos: gestão das infra-estruturas hidroagrícola existentes, disponibilizar água em qualidade e quantidade aos beneficiários; promover uma correcta gestão do regadio; e representar e defender os interesses dos associados.
O Aproveitamento Hidroagrícola da Cela está integrado no Plano Nacional de Regadios.
Segundo uma nota de agenda do Gabinete de Maria do Céu Antunes, ainda durante a manhã, a ministra visita a exploração frutícola Granfer, em Óbidos, e a empresa de produtos hortofrutícolas Hortafina, em Torres Vedras.
Agricultura e Mar Actual