Início / Featured / Docapesca lança app “Leilão a Bordo”. Compra e venda de pescado fresco logo após o momento de captura

Docapesca lança app “Leilão a Bordo”. Compra e venda de pescado fresco logo após o momento de captura

A Docapesca – Portos e Lotas lançou hoje, 6 de Dezembro, a app “Leilão a Bordo” que permite a compra e venda de pescado fresco logo após o seu momento de captura, antes de chegar a terra e ser descarregado em lota. A nova ferramenta, disponível para sistema Android e iOS, assegura “total transparência e segurança e aumenta a qualidade e frescura do pescado”.

O novo canal de compra e venda de pescado fresco, com investimento aproximado de 574 mil euros e co-financiado pelo programa operacional Mar 2020, constitui um “importante passo na digitalização do sector das pescas”, permitindo optimizar a cadeia de valor, com total transparência e segurança nas negociações comerciais, transformação e logística.

Acesso a rede de compradores a nível nacional e internacional

Com uma navegação user friendly, a app “Leilão a Bordo” une directamente a rede de pescadores aos compradores apresentando inúmeras vantagens. Para o pescador: antecipa a venda do pescado e potencia a sua valorização face ao leilão tradicional; aumenta o acesso a uma maior rede de compradores a nível nacional e internacional; garante a rastreabilidade da origem dos produtos e permite a digitalização de vários processos, nomeadamente o registo automático de capturas.

Por seu turno, para o comprador, a app oferece acesso antecipado a todas as capturas do dia; a possibilidade de compra via leilão a bordo e em várias lotas; transparência e segurança na compra; rastreabilidade digital (factura electrónica e CCL-D), bem como a gestão da lista de compras online com emissão das respectivas ordens de compra.

Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho

No evento de apresentação da nova ferramenta de marketplace da Docapesca, no Porto de Pesca de Sesimbra, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, teve a oportunidade de referir “a pesca é um caminho de futuro como demonstra a nova aplicação Leilão a Bordo, que vai contribuir para valorizar ainda mais os nossos produtos, na aposta contínua que a Docapesca tem vindo a realizar enquanto pioneira na digitalização e inovação do sector das pescas”.

Por sua vez Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca sublinhou “a criação e lançamento da app “Leilão a Bordo” reflecte o compromisso da Docapesca em disponibilizar um serviço cada vez mais ajustado às necessidades actuais do mercado e do negócio e na capacidade de transformação e digitalização de um sector chave para o desenvolvimento e competitividade do tecido económico nacional como é o sector das pescas”.

Investimento de 574 mil euros

A implementação do sistema, que conta com um valor de investimento na ordem de 574 mil euros, co-financiado pelo programa operacional Mar 2020, inicia-se agora em Sesimbra e Peniche e ao longo de 2022 será alargada à totalidade das lotas principais sob gestão da Docapesca, em Portugal continental.

Até ao final do primeiro semestre de 2023 estará implementado na totalidade dos postos de vendagem da Docapesca, situados nas pequenas comunidades piscatórias.

Os pescadores e compradores que queiram usar a app “Leilão a Bordo” poderão fazê-lo no site leilaoabordo.docapesca.pt e terão de estar previamente registados na Docapesca, à semelhança do que já acontece no leilão online também disponibilizado pela empresa.

A Docapesca, empresa do sector empresarial do Estado, tem a seu cargo o serviço público da primeira venda de pescado em lota e o apoio ao sector da pesca em Portugal continental. Com sede em Lisboa, gere a totalidade dos portos de pesca existentes em território continental, de Vila Praia de Âncora até Vila Real de Santo António, num total de 24 lotas e 35 postos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.