Início / Agricultura / Açores defendem que Lei de Orientação Agrícola tem de ser alterada para “ir ao encontro das necessidades da Região”

Açores defendem que Lei de Orientação Agrícola tem de ser alterada para “ir ao encontro das necessidades da Região”

O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, disse este domingo, na Praia da Vitória, que a Lei de Orientação Agrícola está “desajustada da realidade”, que precisa de “ir ao encontro das necessidades da Região” e das “novas definições para que o produtor de agroalimentos não fique prejudicado”.

“A Lei de Orientação Agrícola, em termos políticos, na nossa lei fundamental, no nosso Estatuto Político Administrativo, tem de ser alterada para reconhecer a sustentabilidade, a naturalidade e a competitividade, pois temos de continuar a ser competitivos”, defendeu o governante.

António Ventura falava na sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram este fim-de-semana, onde frisou que a nova lei deve incorporar a nova definição de sustentabilidade, não podendo ser “fazer mais com menos, mas sim “ter mais para fazer mais”.

Para essa alteração, o governante disse contar com todos os contributos, designadamente da Federação e Associações agrícolas, de modo a se conseguir ter uma “lei ajustada aos novos tempos”.

O secretário Regional destacou ainda o evento que caracterizou de “mais do que marcar a agenda política, é um fórum de debate de ideias”, demonstrativo de que “o sector está vivo”, em particular, “através da massa crítica”, acrescentando que “qualquer que seja o sector que não tenha massa crítica, não evolui.”

António Ventura frisou ainda a importância da Federação Agrícola dos Açores, que diz “tem sido fundamental para aquilo que tem ocorrido nos Açores, desde logo, o pagamento a 100% das ajudas do POSEI”.

O responsável pela pasta da Agricultura deixou ainda uma palavra de reconhecimento a todos os agricultores pela situação pandémica, que tem afectado o sector de “forma social e económica”, relembrando quem “nunca deixou de trabalhar para não faltasse na mesa os alimentos necessários”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.