A A FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares defende que o combate ao desperdício alimentar “deve ser feito em colaboração com todos os intervenientes da cadeia de abastecimento, desde a produção ao consumidor, passando pela logística, distribuição e retalho”. Neste sentido, juntou-se recentemente ao “Unidos Contra o Desperdício”.
Trata-se de um movimento cívico e de sustentabilidade que pretende “tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras, promover o consumo responsável e assim construir uma verdadeira economia circular”.
Combate ao Desperdício Alimentar
Neste âmbito, a FIPA faz também parte da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em Portugal, tendo a vindo a colaborar em diversos projectos neste campo no sentido de analisar, estudar e recolher dados que permitam uma actuação ainda mais eficaz nesta matéria.
A nível europeu, juntou-se à FoodDrinkEurope na iniciativa “Every Cumb Counts”, que agrega um conjunto de boas práticas dirigida à indústria alimentar e das bebidas.
Agricultura e Mar Actual