O Mercado CAP do mês de Abril, organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), irá decorrer entre os dias 8 e 10 de Abril e vai ter como tema central a Pêra Rocha.
Uma vez mais em Lisboa, na Freguesia de Santa Maria Maior, o Mercado CAP promete encher a Praça da Figueira com muitas cores, cheiros e sabores. É que para além do espaço central dedicado à Pêra Rocha, o Mercado CAP irá contar com três dezenas de empresas, que irão mostrar ao público visitante diversos produtos tradicionais portugueses, a grande maioria dos sectores agro-alimentar e vinhos.
Passatempo no Facebook
Para uma maior interacção com o público, o Mercado CAP está a desenvolver na sua página de Facebook um passatempo, sobre a Pêra Rocha, que irá oferecer ao vencedor uma caixa de uma fruta única e exclusivamente portuguesa.
À semelhança da edição anterior, no último dia do Mercado, a CAP irá doar a uma instituição de solidariedade social, seleccionada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, várias caixas de Pera Rocha para apoiar famílias carenciadas da freguesia, que mensalmente acolhe o Mercado CAP.
A Pêra Rocha é uma variedade exclusivamente portuguesa, produzida, na sua grande maioria, no Oeste de Portugal numa área que ronda os 10.000 ha. Do total de frutos portugueses com nomes protegidos (DOP), a Pêra Rocha tem assumido, nos últimos anos, uma posição dianteira na produção. Cerca de 70% da produção de Pêra Rocha é destinada ao mercado interno e a restante é exportada para países como o Reino Unido, Rússia, Brasil, Irlanda, França, Canadá e Espanha.
O último Mercado CAP, que decorreu entre os dias 11 e 13 de Março, pintou de verde a Praça da Figueira com várias dezenas de produtos hortícolas de cor verde e contou durante os três dias com largas centenas de visitantes nacionais e estrangeiros.
Desde o início de 2016, este é o terceiro Mercado organizado pela CAP na Praça da Figueira, um dos principais pontos turísticos e de maior tráfego da Baixa de Lisboa, mas também o espaço que melhor representa o conceito de um Mercado, por em tempos, em 1855, ter albergado o principal mercado coberto da cidade, demolido na década de 50.
O objectivo do Mercado CAP é fazer chegar ao grande público “o melhor que a terra nos dá”, contribuindo para divulgar e estimular a sustentabilidade de produções tradicionais e de qualidade que se diferenciam das produções mais massificadas. Localizados em espaços emblemáticos, pretende ainda dar a conhecer, às largas centenas de turistas e residentes, uma agricultura moderna, apelativa, inovadora e focada no futuro.
O Mercado CAP resulta de um protocolo assinado com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e conta com o patrocínio do BPI.
Empresas expositoras CAP Mercado – 8 a 10 de abril 2016
Adega de Favaios – Alheiras da Glória – Alves & Ribeiro – Alheiras Angelina
Bagos Brilhantes – Charcutaria Portuguesa – Chocolicor – Cotovia – DAMAR – Flor de Aveiro
Flor Transmontana – Hélia Caneira – Leitão Negrais – Hortofrades – Iguarias da Ilha Madeira – Lacticristo
Lacticinios Alentejanos – Magia Dourada – Manjericos no Quintal – Minhofumeiro – Oficina do Paladar
Pastelaria Batalha – Pastelaria de Roma – Porto Wine – Quinta da Veiguinha – Quinta das Tílias
Quinta do Lubazim – Quinta dos Fumeiros – Sabores dos Açores – Saudade Lusa
Temas Mediavais – Vagabundos do Castelo – Varofumeiro
Agricultura e Mar Actual