Início / Agenda / Prémio CA Ovibeja capta cada vez mais azeites e países participantes

Prémio CA Ovibeja capta cada vez mais azeites e países participantes

O 6º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebeu 140 amostras, provenientes de 8 países, tendo já ultrapassado, em amostras e em países representados, o Concurso Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

Os azeites vão ser apreciados nos dias 7 e 8 de Abril por um Júri composto por 42 jurados, reconhecidos pelo COI, representantes de 13 nacionalidades. O presidente do Júri é, como nos anos anteriores, o Professor José Gouveia, especialista nacional em azeites. Portugal e Espanha lideram em número de amostras, com 62 e 56, respectivamente.

Grécia, Itália, Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha são os outros países representados. Os prémios aos vencedores do Concurso vão ser entregues na Ovibeja, a 23 de Abril (sábado), pelas 12 horas, na Arena do Azeite – Pavilhão Terra Fértil. Os azeites premiados vão estar disponíveis na feira, de 21 a 25 de Abril, para provas comentadas por especialistas.

As provas são abertas a todos os visitantes interessados em conhecer aromas, sabores e características dos azeites das diferentes geografias do mundo.  Classificado este ano em 1º lugar no ranking dos melhores do mundo, o Concurso de Azeites Prémio CA Ovibeja tem vindo sempre em crescendo desde a 1ª edição, em 2011.

De 40 amostras recebidas na 1ª edição, o Concurso passou para 63 no 2º ano, 73 amostras no 3º ano, 100 amostras em 2014 e em 2015 ascendeu a 116 amostras.  O Concurso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal. O Concurso é patrocinado em exclusivo pelo Crédito Agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suínos, ruminantes e aves de produção em debate nas II Jornadas Técnicas Vetlima

Partilhar              As II Jornadas Técnicas Vetlima realizam-se nos dias 2, 3, 6 e 7 de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.