Início / Featured / Ricardo Serrão Santos no alto mar a acompanhar campanha da sardinha. Pescadores podem capturar até 6.405 toneladas

Ricardo Serrão Santos no alto mar a acompanhar campanha da sardinha. Pescadores podem capturar até 6.405 toneladas

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, embarcou no navio Poema do Mar, em Quarteira, no Algarve, para poder conhecer presencialmente como está a decorrer a campanha da sardinha este ano. O governante este no alto mar um dia antes da publicação, esta sexta-feira, 24 de Julho, em Diário da República do Despacho que prolonga a pesca da sardinha a partir de 1 de Agosto até ao limite de 6.405 toneladas.

O ministro do Mar cumpriu a promessa feita ao sector da pesca do cerco e embarcou esta quinta-feira pelas 24 horas no navio Poema do Mar. O ministro – acompanhado pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e pela presidente da Docapesca, Teresa Coelho – pôde observar através das sondas acústicas a abundância de sardinha (Sardina pilchardus) naquela região do Algarve e ainda participar nas operações de pesca que envolveram partilha e repartição entre diversas embarcações de cerco.

Pesca com limite

Nos termos do Despacho n.º 7424-a/2020, publicado em Diário da República, a pesca da sardinha continua a ser permitida, tendo “o limite de descargas de sardinha capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa, para o período que se inicia em 1 de Agosto de 2020” sido fixado em 6.405 toneladas.

A decisão tomada foi fundamentada no parecer, de 18 de Junho de 2020, do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM), organismo internacional de aconselhamento científico, que reconheceu a recuperação do manancial ibérico sardinha e apontou para possibilidades de pesca em 2020, de um total de 19.106 toneladas para os dois países.

Gestão ibérica

Em 2018, Portugal e Espanha apresentaram à Comissão Europeia um plano plurianual de recuperação e gestão da pesca da sardinha, prevendo a regulação das descargas totais de sardinha, defesos conjuntos entre Portugal e Espanha e medidas complementares direccionadas para a protecção dos juvenis e reforço das campanhas científicas para avaliação do estado do recurso.

“Os resultados positivos alcançados pelo plano bilateral de recuperação da sardinha, apresentado por Portugal e Espanha, vieram provar que as medidas adoptadas foram adequadas e resultam da boa governação e cooperação entre os dois Governos, na recolha de dados científicos em campanhas oceanográficas conjuntas e do desempenho de um sector bem organizado, informado e empenhado na sustentabilidade desta pescaria secular”, realça o Ministério do Mar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Tribunal de Contas favorável à construção de infra-estruturas de apoio ao porto de pescas de São Mateus

Partilhar              O Governo Regional dos Açores informa que o Tribunal de Contas acaba de dar visto …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.