Início / Agricultura / Agricultores afectados pelas depressões Elsa e Fabien têm apoio de 11 milhões de euros

Agricultores afectados pelas depressões Elsa e Fabien têm apoio de 11 milhões de euros

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque visitou, hoje, 24 de Janeiro, explorações afectadas pela depressão “Elsa”. No âmbito dessa visita, anunciou a abertura de dois avisos, no valor total de 11 milhões de euros, para apoiar os agricultores afectados pelo mau tempo de Dezembro, nas regiões Norte e Centro.

Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso

Na Curalha, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, que foi afectada pelas depressões Elsa e Fabien registadas em Dezembro, Maria do Céu Albuquerque referiu que os serviços do Ministério foram para o terreno desde o “primeiro momento” garantir os levantamentos e perceber quais os auxílios a conceder para que a “actividade agrícola possa ser retomada com a máxima brevidade. Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso”, salientou a titular da pasta da Agricultura.

 

Apoios

Após a visita, a ministra da Agricultura anunciou a abertura de dois avisos, que estão para publicação. Um dos avisos tem um valor disponível de dois milhões de euros e visa apoiar os agricultores pelos prejuízos causados pelas cheias, nomeadamente no vale do Mondego.

“E, depois, um segundo aviso, para as regiões Centro e Norte, para as freguesias que foram atingidas pelas depressões do mês de Dezembro. São nove milhões de euros que ficam disponíveis para projectos, como este que acabámos de visitar e onde as estufas sofreram danos”.

Aos dois avisos corresponde um total de 11 milhões de euros, montante que a ministra acredita ser “suficiente” para “cobrir os prejuízos causados por estas duas depressões”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Recorde de produção de renováveis abastece 71% do consumo de electricidade em 2024

Partilhar              A produção renovável, em 2024, totalizou 36,7 TWh, o valor mais elevado de sempre no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.