Início / Featured / Ana Paula Vitorino recebe título de Cidadã Honorária de Viana do Castelo

Ana Paula Vitorino recebe título de Cidadã Honorária de Viana do Castelo

A ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recebeu o título de Cidadã Honorária da cidade de Viana do Castelo, que assinalou o 172.º aniversário de elevação a cidade com atribuição de 24 títulos honoríficos a personalidades e instituições que marcaram a vida da cidade e do concelho.

Na cerimónia, que encheu o Teatro Municipal Sá de Miranda, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, justificou a atribuição a Ana Paula Vitorino pelo facto de, como ministra do Mar do XXI Governo Constitucional (2015-2019), a homenageada ter tido “um papel preponderante na dinamização da actividade portuária de Viana do Castelo através de lançamento da obra do novo acesso rodoviário ao Porto de Mar, bem como na implementação de uma série de medidas que permitiram a dinamização e desenvolvimento da Economia do Mar na região”.

Viana do Castelo “como um caso de sucesso”

Após receber o título honorífico, Ana Paula Vitorino assumiu ter ficado emocionada com a distinção. “Há prémios que mexem connosco e foi o caso deste”, frisou, reforçando que, enquanto governante, sempre se referiu a Viana do Castelo “como um caso de sucesso”.

“Viana do Castelo soube ficar moderna, mas com respeito pela tradição. (…) É uma cidade que cresce economicamente, mas onde continuamos a sentir-nos em casa”, frisou. Por isso, considerou ser “uma moçambicana que vive entre Porto e Lisboa, mas que agora formaliza o facto de também sentir Viana do Castelo como uma cidade sua”, acrescentou a ex-governante.

Os distinguidos

Este ano, com o título de “Cidadão de Honra” foram distinguidos o professor Agostinho Gomes, Monsenhor Manuel Vilar e José Enes Natário (A Título Póstumo).

Foram atribuídos títulos de “Cidadão de Mérito” a Fernando Baganha Coelho, Manuel Geraz (A Título Póstumo), João Ricardo de Barros Oliveira, Ana Baganha, Joaquim Frutuoso Pereira, Manuel Vaz Silva, Leonor Gonçalves e Maria de Lourdes Oliveira (Tia Neves).

Foram ainda distinguidos como “Instituições de Mérito” a Academia do Bacalhau de Paris, Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, Auto Lages, Carpintaria Rocha, Centro Dramático de Viana, Centro Social e Paroquial de Perre, Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 85 – Barroselas), GRECANE, Grupo Desportivo Areosense, Taberna do Valentim, Loja Alfredo Barreto (Mini-Mercado da Piedade) e Surf Clube de Viana.

Inovação é uma prioridade

O presidente da Câmara referiu, no discurso oficial, que a agenda de inovação é uma prioridade do executivo camarário que vai permitir a articulação entre todas as entidades de gestão, associações empresariais e centros de conhecimento, na aplicação das medidas para facilitar o acesso ao conhecimento, a novas ferramentas tecnológicas de informação e gestão, promover a inovação social, cultural, de gestão pública e empresarial, numa perspectiva de desenvolvimento económico mais inteligente, coeso e sustentável.

É também objectivo o desenvolvimento do Conselho Desenvolvimento Estratégico, que será constituído por representantes de empresas, de associações de carácter sócio-económico, de estabelecimentos de ensino, do município e individualidades de reconhecido mérito, tendo como objectivos criar um espaço de diálogo e reflexão; contribuir para identificação de projectos de âmbito concelhio que signifiquem desenvolvimento sustentado e se enquadrem no espírito da União Europeia e dos fundos comunitários; criar projectos de inovação; reforçar a identidade dos vianenses com o seu território; reforçar a afirmação do papel que temos como território e como comunidade no desenvolvimento do País e da Europa; identificar possibilidades de projectos em cada área ou sector socioeconómico que possam ser apoiados por fundos comunitários; criar espaços ou momentos de networking.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.