Uma delegação da Plataforma Alentejo reuniu, no passado dia 16 de Outubro, com o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” – PEV e com representantes do Partido Animais e Natureza – PAN.
Estes encontros ocorrem depois de a Plataforma já se ter reunido com os ministros das Obras Públicas e Infra-estruturas e do Ambiente e Ordenamento do Território e dos Grupos Parlamentares do PS, PSD, CDS, BE e PCP.
Foi no mesmo “ambiente amistoso e de afirmação positiva de acordo e apoio” à Plataforma Alentejo e à sua “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, que decorreram as duas reuniões que fecharam o ciclo de audiências solicitadas a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, afirmam os responsáveis pelo movimento.
A Plataforma Alentejo aguarda agora resposta às reuniões solicitadas às Comissões Permanentes da Assembleia da República (Economia, Inovação e Obras Públicas; Ordenamento do Território e Ambiente e Agricultura) e às Direcções Nacionais dos Partidos com assento Parlamentar.
Alvito, Avis e Vila Viçosa subscrevem Plataforma
Entretanto, os Municípios de Alvito, Avis e Vila Viçosa subscreveram a Plataforma, assim como o presidente da Câmara Municipal de Cuba, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre e o presidente da Câmara Municipal de Sousel. A Plataforma apela para que os restantes Municípios e Freguesias e respectivas Associações se associem a “esta ampla frente que se desenvolve em defesa de todo o Alentejo e, sobretudo, do interesse nacional”.
O Secretariado da Plataforma Alentejo sublinha, em comunicado, a forma “muito particular como o Município de Vila Viçosa decidiu manifestar o seu apoio e subscrição da Plataforma Alentejo, ao assinar, reproduzir e fazer circular pelo município folhas para a recolha de assinaturas, e manifesta o seu reconhecimento público ao Município de Cuba pela forma desinteressada como tem disponibilizado um dos seus quadros superiores, o Engenheiro Elio Bernardino, para acompanhar os trabalhos e diligências da Plataforma junto das mais diversas instituições”.
Ver também:
Universidade de Lisboa recebe Seminário sobre Transporte Ferroviário Regional no Alentejo
Plataforma Alentejo reúne na AR com BE, CDS e PCP para mostrar importância da ferrovia
Agricultura e Mar Actual