Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Mercados de produção
Ameixa – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta foi média, mas inferior ao habitual nesta altura do ano. Escoamento sem dificuldades. A procura foi superior à oferta e por isso as cotações valorizaram.
No Alentejo, na área de mercado, Borba, a oferta de ameixa “Rainha Cláudia”, foi média e equilibrou a procura. As cotações só serão conhecidas no final da campanha.
Na área de mercado Alentejo, a oferta de ameixa “Tipo Black” foi média e equilibrada com a procura. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta de ameixa “Tipo Black” foi média e a procura baixa. Escoamento fraco. Cotações estáveis.
Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi média e a procura superior. Bom escoamento. Cotações estáveis.
Figo – No Algarve, a oferta de figo “Vindimo Preto e Branco” foi superior à procura média. Cotações estáveis. A comercialização realizou-se em caixas, de calibre médio e boa apresentação.
Framboesa – No Alentejo , na área de mercado Odemira, a oferta foi média e a procura também. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta de framboesa foi média e a procura alta. Cotações estáveis. Escoamento regular .
Kiwi
Kiwi – Na região Norte, na área de mercado Grande Porto, a oferta foi baixa e a procura ligeiramente superior. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, terminou a campanha de comercialização do kiwi.
Citrinos
Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Lanelate” continuou inferior à procura média. Escoamento regular. Qualidade média. A oferta da laranja “Valencia Late” foi suficiente para a procura média. Escoamento regular. As cotações das duas variedades mantiveram-se estáveis.
Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta continuou ligeiramente baixa e a procura alta. Subida da cotação mínima e máxima para os dois calibres.
No Algarve, as cotações não se alteraram. A oferta foi baixa e a procura média. Escoamento normal para a época.
Melancia e Melão
Melancia – Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Ribatejo, a procura manteve-se alta e a oferta média. Cotações sem alterações.
No Algarve, a oferta foi baixa e a procura também. Produto de fraca qualidade. Escoamento “aos poucos”. Grande concorrência de produto espanhol, com calibres maiores.
Melão – Na Região de Lisboa e vale do Tejo, na área de mercado Ribatejo, registou-se uma descida das cotações devido ao excesso de oferta face à procura.
No Alentejo, na área de mercado Moura, a oferta, muito alta, foi superior à procura média/alta e as cotações desceram novamente.
Na área de mercado de Beja, a oferta manteve-se alta e a procura média. Cotações sem alterações.
Meloa – Na Região de Lisboa e vale do Tejo, na área de mercado Ribatejo, a oferta manteve-se muito alta e a procura média. Descida das cotações.
No Alentejo, na área de mercado Beja, a oferta de meloa “Gália” continuou equilibrada com a procura. Cotações sem alterações
No Algarve, a oferta foi suficiente para a procura baixa. Escoamento fraco. Cotações estáveis.
Mirtilo – Na área de mercado Beira Interior, a oferta diminuiu, porque se aproxima a fim da campanha e a procura continuou média. Descida da cotação máxima.
Morango
Morango – Na Região Norte, na área de mercado Macedo de Cavaleiro, o volume de transacções foi idêntico ao da semana anterior. As altas temperaturas que ocorreram neste período tem prejudicado a produção. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a campanha tem decorrido lentamente devido às temperaturas altas. Procura média. Maior procura pelo morango comercializado em cuvetes. As cotações não se alteraram.
No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a procura (alta) foi superior à oferta e as cotações valorizaram.
Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta continuou insuficiente para a procura ligeiramente alta. As cotações não se alteraram. Concorrência de produto espanhol.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo, a oferta foi suficiente para a procura média. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta manteve-se baixa e a procura também. Escoamento fraco. Cotações estáveis.
Pêssego
Pêssego – Na Região Norte, na área de mercado Vilariça, o volume de transacções foi idêntico à semana anterior, porque a oferta e a procura continuam equilibras e altas. A campanha de produção encontra-se no período decrescente. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Presença de produto importado.
Na Região Centro, na área de mercado Cova da Beira, a oferta de pêssego e pavias continuou alta. Não houve dificuldades com a comercialização do pêssego de polpa amarela, porque a procura escoou tudo e as cotações mais frequentes do pêssego, calibre A e AA valorizaram.
Nas pavias, as encomendas foram poucas, obrigando alguns produtores a canalizar para a industria (Compal) parte da produção que reunia condições para ser comercializada em fresco.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo, a oferta equilibrou a procura média. Escoamento regular. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta continuou superior à procura média. Escoamento regular. Cotações estáveis. Produto da região de Tavira e de Vila Nova de Cacela.
Tangerina – No Algarve, terminou a campanha de comercialização da tangerina.
Uva – No Alentejo, na área de mercado, Ferreira do Alentejo, as cotações das variedades “Cardinal, Sugraone e Vitória” não se alteraram. A oferta foi média e satisfez a procura.
No Algarve, as cotações da uva “Cardinal e Vitoria” não se alteraram. A pferta foi suficiente para a procura média. Escoamento regular.
Biológicos
Melancia, Melão e Meloa “Biológico” – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta equilibrou a procura. Escoamento normal. O mercado destes frutos é regular e equilibrado e as cotações não oscilam muito.
Morango “Biológico” – Na Região Centro, na área de mercado, Beira Litoral, as altas temperaturas provocaram uma redução na produção e damos por terminada a campanha de produção e comercialização do morango.
Mercados abastecedores
O Mercado Abastecedor do Porto manteve-se bem abastecido para a maioria dos frutos em comercialização, como a ameixa, banana, laranja, maçã, melão, morango, pêra e tangerina. A procura esteve fraca, mas foi superior na banana, figo, kiwi, laranja, maçã, melão, pêra e tangerina.
Quanto ao mercado dos produtos importados, verificou-se a presença significativa de ananás da Costa Rica, banana de várias origens, ameixa, melão melancia e uva de Espanha, lima, manga e papaia do Brasil. Como novidade apareceu o figo Vindimo Branco e Preto e uva Cardinal nacional.
Ameixa – Oferta suficiente para a nacional da variedade Fortune, Golden Japan, Rainha Cláudia, Tipo Black e para a ameixa amarela importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento, uma descida das cotações para a ameixa Fortune, Golden Japan e Rainha Cláudia, mantendo-se estabilizadas para a importada.
Ananás
Ananás – Oferta suficiente importado da Costa Rica, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e subida das cotações.
Banana – Oferta suficiente para a proveniente da Madeira e abundante para a importada da Colômbia e da Costa Rica, de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Damasco – Oferta suficiente para o nacional e importado de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Figo – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Kiwi
Kiwi – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Laranja – Oferta suficiente da variedade Valência Late, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Limão – Oferta suficiente de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e subida das cotações.
Maçã – Oferta abundante, das variedades, Golden Delicious, Granny Smith, Red Delicious, Royal Gala e Reineta Parda, de boa qualidade, com a procura a não escoar todo o produto e manutenção das cotações.
Melão
Melão – Oferta abundante para o nacional e importado de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Melão Tipo Pele de Sapo – Oferta suficiente importado de Espanha, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Melancia – Oferta suficiente para a nacional e abundante para a importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Meloa Gala – Oferta suficiente para a nacional e importada de Espanha, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Morango
Morango – Oferta suficiente, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e subida das cotações.
Nectarina – Oferta suficiente importada de Espanha e nacional, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Pêra – Oferta suficiente para a nacional da variedade D. Joaquina, Rocha e para a importada de Espanha, de boa e razoável qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Pêssego
Pêssego – Oferta suficiente importado de Espanha e nacional, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Tangerina – Oferta suficiente da variedade Encore, de boa e razoável qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.
Uva – Oferta suficiente para a nacional da variedade Cardinal e importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem grande dificuldade de escoamento, uma descida das cotações para a uva preta de Espanha, mantendo-se estabilizadas para as restantes.
Agricultura e Mar Actual