O Governo Regional da Madeira, através da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana vai assegurar e suportar um seguro colectivo para todos os produtores de banana que entreguem a sua produção naquela empresa pública.
Esta medida inédita do Governo Regional irá abranger cerca de 2861 bananicultores e é levada a cabo “tendo em conta a importância crucial do sector da banana para a economia da Região, com impactos igualmente paisagísticos e turísticos”, refere fonte institucional do Executivo madeirense.
Já em vigor
“Trata-se de mais uma ajuda ao sector que tem efeitos já este ano e anos seguintes. O período de cobertura é entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro”, acrescenta a mesma fonte.
O seguro irá assegurar uma indemnização aos agricultores cujas produções sejam afectadas por fenómenos climáticos adversos, nomeadamente, chuvas fortes, ventos fortes, granizo e incêndios.
Este seguro agrícola é o mais completo em vigor no território nacional cobrindo não só a produção como as plantas em caso de incêndio.
Agricultura e Mar Actual