Início / Agricultura / Poda e tratamento de citrinos infestados com psila africana dos citrinos é obrigatória

Poda e tratamento de citrinos infestados com psila africana dos citrinos é obrigatória

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) alerta para a obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, ou Citrus Greening.

Através de Edital, a DRAP Centro notifica todos os proprietários, usufrutuários, possuidores, detentores ou rendeiros de quaisquer parcelas de prédios rústicos ou urbanos, incluindo logradouros, com citrinos (limoeiro, limeira, laranjeira doce e azeda, tangerineira, toranjeira e cumquates), localizados nas freguesias dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Anadia, para a obrigatoriedade de várias medidas de protecção fitossanitária.

Estão assim os agricultores obrigados a podar todos os ramos com sintomas, destruindo os detritos vegetais pelo fogo ou enterramento no local e a realizar tratamentos suplementares nessas árvores e zonas circundantes com produtos fitofarmacêuticos insecticidas autorizados (substâncias activas tiametoxame ou imidaclopride).

A DRAP Centro realça que é proibido o movimento de qualquer vegetal ou parte de vegetal de citrinos – ramos, folhas, pedúnculos (excepto frutos) desse local e zona circundante até a praga ser dada oficialmente como erradicada do local.

Caso sejam observados sintomas em plantas de citrinos deverão contactar imediatamente a DRAP Centro. O não cumprimento das medidas de protecção constitui contra-ordenação.

A doença

A Trioza erytreae (Del Guercio), ou psila africana dos citrinos, é um insecto considerado de quarentena para os citrinos (limoeiro, limeira, laranjeira  doce e azeda, tangerineira, toranjeira e cumquates) e outros hospedeiros pertencentes à família das  Rutáceas, provocando estragos muito graves.

Este insecto é vector da bactéria causadora da forma africana da doença conhecida como Citrus Greening (Candidatus Liberibacter africanus Jagoueix, Bové & Garnier), uma das doenças mais destrutivas que ocorre em citrinos. As perdas na produção podem variar de 30% a 70% ou mesmo inviabilizar a citricultura, caso não sejam tomadas as medidas de controlo efectivas.

A praga encontra-se presente em todas as freguesias do concelho de Ovar; em todas as freguesias do concelho da Murtosa; nas freguesias de Beduído e Veiros, Pardilhó e Avanca no concelho de Estarreja, nas freguesias de S. Jacinto, Glória e Vera Cruz, Aradas, S. Bernardo e Cacia no concelho de Aveiro, nas freguesias de Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação do concelho de Ílhavo, na freguesia de Gafanha da Boa Hora no concelho de Vagos e na freguesia de Arcos e Mogofores no concelho de Anadia.

Agricultura e Mar Actual

 
1
Share
     1 
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar         1    1ShareO projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

18 comentários

  1. vivo na Povoa de Varzim e o meu limoeiro tem este problema. Portanto o problema já está a norte de Anadia

  2. Hábito numa freguesia de ovar. Tenho vários citrinos, mas não identifiquei a psila. Como se manifesta? Obrigado.

  3. fernando neves machado

    vivo tambem na povoa de varzim,e o meu limoeiro tambem tem a mesma doença a psila,

  4. Vivo na zona de Souto e tenho um limoeiro infectado com a psila sei que também já está na zona de São Martinho da gandara (oliveira de azeméis) e também já vi na zona de Milheiros de Poiares.
    Qual o melhor produto para tratamento da árvore?

  5. Tenho um limoeiro, isolado, não vejo outros citrinos perto e apareceu o ano passado. Desconhecia a doença e só este ano com o agravamento da situação confirmei ser a psila. Resido nas Caldas da Rainha.

  6. Boa tarde,
    Resido no Murtal, a 1 km de distância da prai de s.Pedro do Estoril e todos os meus citrinos estão infetados com esta praga da Psila Africana. E o pior é que eu podo e destruo toda a vegetação infectada, para depois descobrir que mais vizinhos de mim também têm citrinos contaminados. Está a ficar muito difícil livrar-me desta praga.

  7. Boa tarde
    Hoje mesmo observei numa tangerineira que tenho no quintal, algumas folhas que indiciam tratar-se da PSILA AFRICANA. vou proceder ao corte dos ramos infetados, destruí-los pelo fogo e, se continuar, vou tentar eliminar. a praga, com uma receita de um técnico que vi na internet.
    Resido em Casal Novo, na freguesia de Amor, concelho de Leiria.

  8. Sou do concelho de Anadia . Sangalhos e tenho o meu pomar, já infestado com a doença da PSILA Africana.
    Sérgio Aidos (sergioaidos@hotmaol.com; 969102820)

  9. Pois!

    Também tenho o meu Limoeiro, Tangerineira, duas Laranjeiras e uma Clementineira com a mesma praga.

    Rua dos Forninhos – S. Bernardo – Aveiro email phsantosl@hotmail.com

    Já me apeteceu podar por baixo, mas são árvores com mais de 30 anos.

  10. Tenho essa praga nos limoeiros, em Braga. Até hoje não sabia o que era…
    Sendo uma Praga, não devia ser alertada na TV, pelo menos na RTP1, nos noticiários?Qual o papel das DRA?
    Vou tentar resolver, tentar…

  11. Moro na Póvoa de Lanhoso e detetei essa doença em limoeiros e laranjeiras.
    Ouvi dizer que há um remedio que pode ser feito em casa. Será que resulta?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.