A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, com a publicação do Edital 4/2025/XF/AL, procede à publicitação da actualização da zona demarcada para Xylella fastidiosa em Marvão, conforme última actualização do Despacho n.º 10/G/2025, assim como a notificação da aplicação de medidas fitossanitárias para a erradicação da bactéria Xylella fastidiosa. Pela primeira vez esta praga foi detectada em oliveira na zona de Marvão.
A Xylella fastidiosa foi detectada pela primeira vez no território nacional a 3 de Janeiro de 2019 em Vila Nova de Gaia, em plantas ornamentais, como a lavanda. Em causa uma bactéria que pode estar associada a muitas espécies/géneros de plantas, entre eles, a amendoeira, a cerejeira, a ameixeira, a oliveira, o sobreiro, a figueira, bem como plantas ornamentais e da flora espontânea.
A identificação, em 2013, em Apuglia (Itália meridional) representa a primeira detecção confirmada na Europa.
A ocorrência da bactéria Xylella fastidiosa, praga de quarentena no território da União Europeia, obriga à aplicação de medidas fitossanitárias necessárias para erradicar a praga e evitar a sua dispersão.
A presença da bacteria Xylella fastidiosa foi laboratorialmente confirmada em 73 amostras, colhidas na freguesia de São Salvador da Aramenha (Marvão) e de Reguengo e São Julião (Portalegre), perfazendo assim um total de 28 zonas infectadas na zona demarcada para Xylella fastidiosa de Marvão. Foi identificada a subespécie da bactéria como sendo Xylella fastidiosa subsp. fastidiosa.
As plantas identificadas infectadas, até à presente data, na zona demarcada pertencem aos seguintes géneros e espécies: Acacia dealbata, Calluna vulgaris, Cistus ladanifer, Cistus monspeliensis, Cistus psilosepalus, Cistus spp., Cytisus lanigerus, Cytisus scoparius, Cytisus spp., Cytisus striatus, Dittrichia viscosa, Erica spp., Genista triacanthos, Genista tridentata, Helichrysum stoechas, Lavandula stoechas, Olea europaea, Pteridium aquilinum, Quercus spp., Quercus coccifera, Quercus pyrenaica, Quercus suber, Rubus ulmifolius, Ulex spp., Vitis spp..
Saiba mais sobre a Xylella fastidiosa na página da DGAV dedicada a esta praga, aqui.
Agricultura e Mar