A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Pombal, no dia 17 de Fevereiro, detectou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Pombal.
A GNR identificou a exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação ambiental, que foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.
“No decorrer de uma acção de fiscalização direccionada para actividades agropecuárias, os elementos do SEPNA detectaram uma descarga de efluentes pecuários para o solo e para uma linha de água, provenientes de uma exploração pecuária”, refere um comunicado de imprensa da GNR.
No seguimento da investigação, foi possível “apurar-se que a descarga estava a desaguar na Ribeira de Carnide, pertencente à bacia hidrográfica do Mondego”.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a protecção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afectem. Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
