O Dia Mundial dos Oceanos comemora-se hoje, dia 8 de Junho. A primeira conferência dos Oceanos da ONU acontece em Nova York, nos Estados Unidos. E a WWF – World Wide Fund for Nature revela, neste mesmo dia, “novas evidências de contaminação plástica em cetáceos no Mar Mediterrâneo, tendência que tem sido demonstrada em todos os mares do globo”.
A organização global de conservação demonstrou através de pesquisas inovadoras o impacto da poluição através de plásticos no Noroeste do Mediterrâneo.
A WWF analisou biopsias de quase 100 mamíferos marinhos (três espécies de baleias) que vivem no Santuário de Pelagos, a maior área protegida marinha do Mediterrâneo, localizada entre a Itália, a França e a Ilha da Sardenha. Os resultados desta pesquisa “fornecem uma indicação da extensão da poluição por plásticos além das fronteiras do santuário, em todo o mar Mediterrâneo”, refere fonte institucional da WWF.
Tintas e comésticos no mar
O Mar Mediterrâneo e os oceanos em geral “são sufocados todos os dias por tintas, produtos cosméticos e sacos plásticos. A nossa sociedade produz toneladas de plástico com efeitos irreversíveis nos nossos oceanos”. No Dia Mundial dos Oceanos, a WWF “alerta os consumidores, a indústria, os governos e as cidades costeiras para que eliminem o uso de plástico e reciclem os seus resíduos”.
Agricultura e Mar Actual