O primeiro fim-de-semana de Setembro terá celebração garantida. A VinDouro – Festa Pombalina/Wine & History celebra 20 anos, afirmando-se como dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro. De 2 a 4 de Setembro, no concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO, São João da Pesqueira, será concretizado um cartaz que contempla um variado número diário de actividades.
Dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto apresentam novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória colectiva dos apreciadores. Para ajudar ao entendimento generalizado do que pode ser provado, as sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, versam sobre diferentes temas: “Os Três Grandes Terroirs do Douro”, “Vinhas Velhas do Douro, um Tesouro Singular”, “Vinho do Porto, um Mundo de Sensações” e “Brancos do Douro que Desafiam o Tempo”.
Trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, uma equipa de figuração de rua promove o sempre aclamado Cortejo Pombalino.
Sob a mesma inspiração, os protagonistas do Mercado Pombalino recriam a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos de território, que sabem verdadeiramente ao que são. A Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.
III Concurso de Vinhos “Douro em Prova”
Além disso, a VinDouro, uma organização do Município de S. João da Pesqueira, concretiza o III Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento.
O anúncio dos vencedores decorre na tarde de sábado, pouco depois de também serem conhecidos os grandes vencedores do concurso “Doce Coração do Douro”, um desafio lançado pelo município a profissionais e amadores com o objetivo de encontrar o doce que melhor representa S. João da Pesqueira. Sendo o concelho o maior produtor de Vinho do Porto, este é o ingrediente obrigatório nas receitas apresentadas ao concurso do doce concelhio.
Ainda no sábado acontece o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, directamente dos produtores do “Coração do Douro”.
Pode acompanhar o programa do certame no site do Município de S. João da Pesqueira aqui.
Agricultura e Mar