Início / Agricultura / VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos marcado para Maio de 2020

VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos marcado para Maio de 2020

O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC), em co-organização com o Município de Odemira, vão realizar nos dias 22 e 23 de Maio de 2020, em Odemira, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos.

Esta iniciativa terá como tema central “A sustentabilidade da produção de pequenos frutos” e pretende-se analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do sector e a rentabilidade das culturas.

As inscrições são gratuitas, aqui.

Explica a organização que a produção de pequenos frutos “tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira”.

Sustentabilidade da produção intensiva

Na presente edição, a organização do Colóquio pretende analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do sector e a rentabilidade das culturas.

Diz ainda a organização do encontro que o sector dos pequenos frutos “encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da hortofruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas”.

A fileira cresceu em área, em produção e valor. Em 2018, a área de pequenos frutos ultrapassou os 3.800 hectares em que o mirtilo, só por si, representava metade da área plantada (INE, 2019).

No entanto, cabe às framboesas o destaque em relação à produção, cerca de 24 mil toneladas produzidas com um valor exportado que ultrapassou os 165 milhões de euros (SIMA, 2019). No seu conjunto, o valor exportado de pequenos frutos representou mais de 200 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.