Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Como semear favas: contextualização
Contrariamente a outro tipo de leguminosas, as favas têm um sabor peculiar e característico. As favas quando são cozinhadas imediatamente após serem colhidas, têm um sabor completamente distinto daquele que identificamos das favas compradas no supermercado. As favas são classificadas de formas distintas, distinguindo-se quer pelo tamanho da vagem quer pela cor das sementes, quer pela época da sementeira. Saiba como semear favas neste artigo, cuidados principais, pragas e doenças mais frequente e o momento do colheita mais adequado.
Como cultivar favas: principais dicas
As favas necessitam de um solo exposto e com boa exposição solar e ao mesmo tempo, que seja protegido dos ventos fortes especialmente nas variedades de Inverno.
O solo deve ser fértil q.b. de forma a que se consiga incorporar melhor o adubo ou composto na cava do Inverno anterior. Dependendo das variedades de favas escolhidas, pode começar a semeá-las no fim do Outono, Inverno ou início da Primavera.
Opte por semear favas duas linhas no interior de uma vala superficial, com pelo menos 25 cm de largura e alguma profundidade. As sementes devem ficar distanciadas pelo menos 20 cm umas das outras e as linhas devem distar 60 cm entre si. Uma outra alternativa de sementeira possível é a de semear favas em vasos no fim do Inverno para que possam depois ser transplantados para o exterior, na Primavera.
Quando cultivar favas
Época de sementeira ideal: fim de Outono/ início do Inverno até ao fim da Primavera
Distância de sementeira / plantação utilizada: 25cm
Profundidade de sementeira: 5cm
Distância entre linhas de sementeira:
Colheita: até ao final do Verão
Principais variedades de favas
“Aquadulce Claudia”– vagem comprida e sementes de cor branca
” Bunyards Exhibition”– vagem comprida com sementes brancas
“Express”– sementes com coloração verde-pálida
“Hylon”– vagem comprida, sementes brancas
“Imperial Green Longpod”– vagem comprida e sementes verdes
“Jade”– vagem verde comprida
“Jubilee Hysor”-sementes branca
“Jumbo”– sementes grandes verdes
“masterpiece Green Longpod”– vagem comprida, sementes verdes
“red epicure”- sementes vermelhas
“relon”-vagem comprida, sementes verdes
“The sutton”– anã, sementes verde-pálido;
“White windsor”-sementes brancas
Dicas para semear estacas: colocação de estacas
As variedades de favas que crescem mais em altura necessitam que seja criado um suporte atando a este um cordel. Um exemplo de suporte adequado são as canas que são previamente colocadas em espaçamentos regulares ao longo de cada linha dupla de sementeira.
Quando a floração da cultura surge , deve desbastar os topos da cultura cerca de 10 cm para reduzir o risco do aparecimento de pragas como o pulgão-preto e favorecer o enchimento do grão. Garanta que rega frequentemente a cultura, especialmente nos períodos mais secos.
Principais alertas- pragas e doenças
Tal como referido anteriormente, o problema mais sério de todos é o pulgão-preto que felizmente pode ser evitado caso se desbaste as extremidades da planta. Geralmente, as favas são razoavelmente imunes a problemas , embora as manchas possam causar alguns distúrbios. No entanto, em casos extremos, deve queimar ou destruir de algum modo as plantas afectadas assim que termine a colheita. Sempre é um procedimento mais seguro do que e encaminhá-las para o compostor ou pilha de compostagem.
Fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=z7td3_HzGYo
Quando colher e como armazenar
Considera-se um momento ideal para colher quando as favas tiverem inchado no seu interior. Algumas destas, podem ser colhidas numa fase mais precoce de forma a serem cozidas inteiras.
Evite ao máximo colher favas envelhecidas pois são baste rígidas e farinhentas. Dependendo dos gostos, algumas pessoas gostam de cozinhar e comer as extremidades das favas que foram cortadas.
Quanto ao armazenamento, faça os possíveis para comê-las em fresco/apanhadas da planta. No entanto, caso tenha excedentes ou preferia não comer logo no momento, pode congelá-las para comer futuramente.
Pode também secá-las de forma a armazená-las por mais tempo.
Artigo adaptado de Manual Prático de Horticultura de Ricard Bird. Editorial Estampa, disponível em: https://www.fnac.pt/MANUAL-PRATICO-DE-HORTICULTURA-Richard-Bird/a10525
Agricultura e Mar Actual