O primeiro surto de Covid-19 registado entre trabalhadores do sector agroalimentar surgiu na Azambuja, na Avipronto. Depois foi revelado que três fábricas de transformação de carne no Montijo tinham também trabalhadores infectados.
Face a estes factos, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária esclarece que a Comissão Europeia emitiu um comunicado no qual “adianta que não existe, até à data, qualquer registo de transmissão da Covid-19 através do consumo de alimentos, apesar da grande escala da pandemia”.
Por conseguinte, diz a DGAV, tal como referido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), “não existem provas de que os alimentos constituam um risco para a saúde pública no que se refere à Covid-19. Considera-se que a transmissão desta doença ocorre sobretudo de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas respiratórias (espirros, tosse ou exalação)”.
Regras rigorosas de higiene
A produção de alimentos na União Europeia “segue regras rigorosas de higiene, cuja implementação está sujeita a controlos oficiais”.
Realça a nota de esclarecimento daquela Direcção que, no caso dos matadouros e nas indústrias agroalimentares “são adoptadas, desde sempre, medidas de higiene rigorosas para evitar que os alimentos produzidos e distribuídos, possam estar contaminados com qualquer microrganismo perigoso”.
Saiba mais aqui:
- Orientações na área da Alimentação-COVID 19 (DGS)
- COVID-19 e segurança dos alimentos (CE) – Perguntas e Respostas
- Requisitos e Procedimentos Excecionais e Temporários para a Colocação no Mercado Nacional de Produtos Biocidas durante a Pandemia de Covid-19
- Perguntas e Respostas sobre a doença Coronavírus 2019 (Covid-19) – Documento adaptado pela DGAV-Direcção Geral de Alimentação e Veterinária com base em documentos da OIE – World Organisation for Animal health
- COVID-19 and Food Safety: Guidance for Food Businesses
- COVID-19 e segurança dos alimentos: Orientações para as autoridades competentes responsáveis pelos sistemas de controlo da segurança dos alimentos (WHO/FAO)
Agricultura e Mar Actual