Início / Agricultura / Trabalhadores do agroalimentar com Covid-19. DGAV esclarece: não há qualquer registo de transmissão através do consumo de alimentos

Trabalhadores do agroalimentar com Covid-19. DGAV esclarece: não há qualquer registo de transmissão através do consumo de alimentos

O primeiro surto de Covid-19 registado entre trabalhadores do sector agroalimentar surgiu na Azambuja, na Avipronto. Depois foi revelado que três fábricas de transformação de carne no Montijo tinham também trabalhadores infectados.

Face a estes factos, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária esclarece que a Comissão Europeia emitiu um comunicado no qual “adianta que não existe, até à data, qualquer registo de transmissão da Covid-19 através do consumo de alimentos, apesar da grande escala da pandemia”.

Por conseguinte, diz a DGAV, tal como referido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), “não existem provas de que os alimentos constituam um risco para a saúde pública no que se refere à Covid-19. Considera-se que a transmissão desta doença ocorre sobretudo de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas respiratórias (espirros, tosse ou exalação)”.

Regras rigorosas de higiene

A produção de alimentos na União Europeia “segue regras rigorosas de higiene, cuja implementação está sujeita a controlos oficiais”.

Realça a nota de esclarecimento daquela Direcção que, no caso dos matadouros e nas indústrias agroalimentares “são adoptadas, desde sempre, medidas de higiene rigorosas para evitar que os alimentos produzidos e distribuídos, possam estar contaminados com qualquer microrganismo perigoso”.

Saiba mais aqui:

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.