Início / Agricultura / The Navigator ataca gorgulho do eucalipto com fitossanitário “amigo” das abelhas

The Navigator ataca gorgulho do eucalipto com fitossanitário “amigo” das abelhas

A The Navigator Forest Portugal, do Grupo The Navigator Company, informou a DRAP Centro – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro que vai realizar uma acção de controlo fitossanitário ao gorgulho do eucalipto, em vários concelhos da Região Centro.

Explica a empresa que, a partir de 8 de Abril, irá efectuar aplicações do produto fitofarmacêutico autorizado em território nacional, o EPIK SL (Autorização de venda nº 0717, de 06 de Janeiro de 2016), produto de uso vulgar e generalizado na agricultura em diversas culturas agrícolas, tais como batateira, morangueiro, pereira, macieira, ameixeira, pessegueiro e oliveira.

Acrescenta a The Navigator que a substância activa destes produtos fitofarmacêuticos é a acetamiprida, na concentração de 200 g s.a./kg.

Sem perigo para as abelhas

“Ambos os produtos são isentos de classificação para as abelhas, não constituindo perigo para estes insectos úteis quando usados nas doses e concentrações para os quais de encontram autorizados. São ainda considerados não prejudiciais nem incompatíveis com os métodos de controlo biológico da referida praga, em curso”, realça a empresa florestal.

Assim, a partir do próximo dia 8 de Abril a empresa vai proceder à aplicação dos produtos autorizados, na dose de 200 gramas (EPIK SG) por hectare ou 0,8lts (EPIK SL) diluídos em 4 litros de calda por hectare.

Pulverização terrestre

Esta calda é aplicada em pulverização terrestre em ultra baixo volume para as copas das árvores, e é feita por técnicos responsáveis ou aplicadores habilitados de empresas de prestação de serviços de aplicação terrestre de produtos fitofarmacêuticos.

Garante a The Navigator que estes tratamentos “só serão realizados nos povoamentos de eucalipto que se encontram seriamente afectados pelo referido gorgulho e nos locais onde o eucalipto não se encontra em floração”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Um comentário

  1. Com o constante envenenamento do território aparecem algumas histórias da carochinha para tapar os olhos ao povo.
    Ficha Técnica do produto amigo do ambiente que está na página da DGAV: EPIK SL – ACETAMIPRIDA
    Neonicotinóide. Insecticida sistémico que actua por contacto e ingestão.

    Não contaminar a água com este produto ou com a sua embalagem. Tóxico para organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Em pomóideas e prunóideas, para protecção dos organismos aquáticos, respeitar uma zona não pulverizada de 5 metros em relação às águas de superfície.

    O meu concelho é começarem a mudar as abelhas que estão nas zonas de eucaliptos neonicotinoides são os principais responsáveis pelo síndrome do desaparecimento das abelhas. tanto os eucaliptos como a flora envolvente e as águas superficiais serão envenenadas por um produto que entra na seiva das plantas e é disperso por toda a planta néctar, pólen e resina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.