Início / Agricultura / The Navigator ataca gorgulho do eucalipto com fitossanitário “amigo” das abelhas

The Navigator ataca gorgulho do eucalipto com fitossanitário “amigo” das abelhas

A The Navigator Forest Portugal, do Grupo The Navigator Company, informou a DRAP Centro – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro que vai realizar uma acção de controlo fitossanitário ao gorgulho do eucalipto, em vários concelhos da Região Centro.

Explica a empresa que, a partir de 8 de Abril, irá efectuar aplicações do produto fitofarmacêutico autorizado em território nacional, o EPIK SL (Autorização de venda nº 0717, de 06 de Janeiro de 2016), produto de uso vulgar e generalizado na agricultura em diversas culturas agrícolas, tais como batateira, morangueiro, pereira, macieira, ameixeira, pessegueiro e oliveira.

Acrescenta a The Navigator que a substância activa destes produtos fitofarmacêuticos é a acetamiprida, na concentração de 200 g s.a./kg.

Sem perigo para as abelhas

“Ambos os produtos são isentos de classificação para as abelhas, não constituindo perigo para estes insectos úteis quando usados nas doses e concentrações para os quais de encontram autorizados. São ainda considerados não prejudiciais nem incompatíveis com os métodos de controlo biológico da referida praga, em curso”, realça a empresa florestal.

Assim, a partir do próximo dia 8 de Abril a empresa vai proceder à aplicação dos produtos autorizados, na dose de 200 gramas (EPIK SG) por hectare ou 0,8lts (EPIK SL) diluídos em 4 litros de calda por hectare.

Pulverização terrestre

Esta calda é aplicada em pulverização terrestre em ultra baixo volume para as copas das árvores, e é feita por técnicos responsáveis ou aplicadores habilitados de empresas de prestação de serviços de aplicação terrestre de produtos fitofarmacêuticos.

Garante a The Navigator que estes tratamentos “só serão realizados nos povoamentos de eucalipto que se encontram seriamente afectados pelo referido gorgulho e nos locais onde o eucalipto não se encontra em floração”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Um comentário

  1. Com o constante envenenamento do território aparecem algumas histórias da carochinha para tapar os olhos ao povo.
    Ficha Técnica do produto amigo do ambiente que está na página da DGAV: EPIK SL – ACETAMIPRIDA
    Neonicotinóide. Insecticida sistémico que actua por contacto e ingestão.

    Não contaminar a água com este produto ou com a sua embalagem. Tóxico para organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Em pomóideas e prunóideas, para protecção dos organismos aquáticos, respeitar uma zona não pulverizada de 5 metros em relação às águas de superfície.

    O meu concelho é começarem a mudar as abelhas que estão nas zonas de eucaliptos neonicotinoides são os principais responsáveis pelo síndrome do desaparecimento das abelhas. tanto os eucaliptos como a flora envolvente e as águas superficiais serão envenenadas por um produto que entra na seiva das plantas e é disperso por toda a planta néctar, pólen e resina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.