Três técnicos dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares do arquipélago da Madeira deslocaram-se esta semana à Região dos Açores, no sentido de verificar os vários serviços prestados pelo Laboratório Regional de Veterinária. Uma visita que ocorre no âmbito do protocolo de colaboração entre o Governo Regional dos Açores e o Governo da Região Autónoma da Madeira (RAM) no campo da agricultura.
Deslocaram-se aos Açores a directora de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares e duas chefes de divisão desta entidade pertencente ao Governo Regional da Madeira.
Este intercâmbio visa a evolução das potencialidades humanas, técnicas e científicas para o desenvolvimento de acções de interesse para ambas as Regiões, nomeadamente na área de veterinária, zootecnia e agricultura, principalmente nas áreas de saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura entre outros, sendo esta a segunda visita de técnicos da administração regional da Madeira aos serviços congéneres da Região Autónoma dos Açores, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
“Pretende-se ainda tirar partido dos respectivos potenciais técnico e científico, estabelecendo sinergias para o desenvolvimento de projectos de interesse comum, nomeadamente nas áreas de investigação e experimentação aplicadas em veterinária, zootécnica, agricultura, saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura, vitivinicultura, fruticultura subtropical, entre outros”, adianta a mesma nota.
Esta troca de experiências e visitas, que ocorre desde 2022 entre as duas regiões autónomas, permite tirar partido dos respectivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns.
No âmbito do protocolo, pretende-se estimular o intercambio entre técnicos, produtores agrícolas e outros agentes económicos das duas regiões, dos respectivos sectores, com vista à sua valorização profissional, científica e tecnologia, designadamente, proporcionando acções de formação, visitas de estudo e estágios.
Agricultura e Mar