A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a receber pedidos de apoio que se enquadrem na operação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, do PDR 2020. Este aviso de concurso tem disponíveis 200 mil euros para investimentos de modernização e capacitação das empresas do sector. As candidaturas podem ser submetidas até 28 de Abril.
A área geográfica elegível a este apoio corresponde ao território de intervenção do Grupo de Acção Local Tagus: Abrantes, Constância e Sardoal.
A comparticipação dos projectos candidatos pode ir até aos 50% das despesas elegíveis, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), do Portugal 2020, co-financiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEADER), explica uma nota de imprensa da Tagus.
Os investimentos dos agricultores, de 10 mil e até aos 200 mil euros, podem ter apoio nas despesas relacionadas com a vedação e preparação de terrenos, edifícios e outras construções directamente ligados às actividades a desenvolver, na compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, software aplicacional, planos e estudos, entre outras.
Majorações
Serão majoradas, neste aviso, candidaturas que incidam sobre produtos transformados de azeitona, biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, irão ser priorizadas as que provenham de produtos de qualidade reconhecida, através de certificados como DOP, IGP, Biológico ou Produção Integrada.
Ainda, são majorados investimentos na eficiência energética e pedidos de apoio que já evidenciem canais de comercialização estabelecidos, como por exemplo, venda online, loja própria ou contratos com clientes.
A Tagus aconselha a consulta do aviso do concurso (aqui) e legislação aplicável. Os interessados em obter mais esclarecimentos devem agendar uma reunião, através do email tagus@tagus-ri.pt ou pelo telefone 241 106 000.
Agricultura e Mar