A STET — Sociedade Técnica de Equipamentos e Tractores, representante oficial e exclusiva da Caterpillar em Portugal e Cabo Verde desde 1961, sob o lema “Você merece o melhor”, acaba de apresentar a nova geração de retroescavadoras Cat.
“Esta nova geração garante maior produtividade, menor consumo, menos custos, maior versatilidade, oferece mais tecnologia e conforto. Estão incluídos neste lançamento os modelos Retroescavadoras Cat 428, 432, 434 e 444”, refere uma nota de imprensa da STET, segundo a qual “a Caterpillar trabalha diariamente para que os nossos clientes obtenham um maior controlo, o que se reflecte na modernização dos equipamentos e tecnologias que esta nova geração de retroescavadoras oferece”.
Adianta a mesma nota que com estas novas retroescavadoras é possível economizar “até 10% em combustível com o motor Cat, projectado para atender aos regulamentos mais recentes sobre as emissões”. E realça que a “nova geração de retroescavadoras permite trabalhar confortavelmente com controlos ergonómicos electro-hidráulicos montados no assento, projectado para oferecer mais domínio e maior controlo em cada movimento”.
Por outro lado, adianta, as novas retroescavadoras “oferecem uma tela de exibição para que o utilizador possa definir as suas preferências de utilização, de modo a permitir que o trabalho seja realizado ao ritmo do operador”.
Avança ainda a STET quie a tela de exibição LCD “permite definir o desempenho da sua máquina para aumentar a produtividade e eficiência”. Dependendo do modelo, a tela de exibição interactiva permitirá: manter a sua máquina segura com software de segurança; definir a velocidade hidráulica; alterar a capacidade de resposta da máquina; obter actualizações sobre diagnósticos de maquinaria; e consultar os próximos lembretes de manutenção.
A tela de exibição LCD pode ser fornecida como padrão com teclas programáveis, ou também pode escolher a tela de função touch opcional.
Motor Cat C3.6
Quanto ao Motor Cat C3.6, diz a empresa que “proporciona maior tranquilidade e confiabilidade ao operador por ser um motor potente e eficiente. Este motor Cat atende aos regulamentos para emissões do Stage V da UE. Embora consuma 10% menos combustível, oferece a mesmo potência e densidade de torque. Além disso, o sistema pós-tratamento não precisa de manutenção”.
Já a transmissão Powershift das novas retroescavadoras “permite ao operador desfrutar de uma troca de marchas suave e eficiente sem parar. Basta girar a alavanca do vaivém para mudar de marcha. A alavanca apresenta um design ergonómico, permitindo que o operador troque de marcha de uma forma fácil e confortável. A alavanca de troca não está instalada no chão, o que dá mais espaço para trabalhar”.
A mesma nota da STE realça que “poderá escolher entre os quatro novos modelos de retroescavadoras, cada um apresenta características diferentes, mas é transversal em todos os modelos: mais conforto, economia de combustível e melhor manuseamento e controlo do que nunca”.
Estão incluídos em cada um dos modelos:
• uma tela de exibição para escolher as suas configurações e modos de potência
• um motor Cat que atende aos regulamentos de emissões mais recentes
• a icónica lança curva estilo escavadora Cat
• hidráulica potente para aplicações mais exigentes
• acesso aos dados do Product Link para ajudar a aumentar a produtividade e reduzir custos.
Saiba mais sobre a nova geração de retroescavadoras Cat aqui.
Agricultura e Mar