A vila de Arraiolos promove, mais um ano, o tradicional sabor das sopas alentejanas, de 25 Julho a 8 Agosto. No decorrer destes dias de “comes e bebes” será realçada a diversidade da gastronomia alentejana, ligada ao mundo rural, onde se poderão desfrutar os tradicionais sabores de uma simples e apurada açorda ao fresco gaspacho.
Sopa de beldroegas, sopa de tomate ou ainda sopa de cação são mais exemplos a degustar em Arraiolos.
As portas dos 19 restaurantes aderentes estarão abertas para receber todos os que “pretendem gozar de uma ementa aprumada em que se realça o azeite, as ervas aromáticas e o alho. À disposição também estarão um conjunto de outros pratos regionais, como migas e ensopado de borrego, bem como outros produtos regionais, a serem completadas com os irrepreensíveis vinhos da região”, diz fonte institucional da autarquia de Arraiolos.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos que pretende proporcionar aos visitantes que gostam de boa gastronomia, o melhor da cozinha alentejana com produtos arraiolenses.
Restaurantes aderentes
Os restaurantes participantes no evento em Arraiolos são: Café Restaurante “O Alentejano”, “O Pelourinho”, o Restaurante “A Moagem”, “O Cantinho do Giovanni”, o Restaurante Típico “O Alpendre”, Café Snack Bar “O Gingão”, Restaurante Bar “Wine’Arte”, Pousada Nossa Senhora da Assunção”, “A Paragem” – Vinhos & Petiscos.
Na freguesia de Ilha: Restaurante “A Horta”. Freguesia de Sabugueiro Café “O Camponês”. S. Pedro da Gafanhoeira: Restaurante “O Parque”. S. Gregório: Café “O Telheiro” e em Vimieiro: Restaurante “Antiga Moagem”, “Novo Dia”, “Planície Dourada” e “Flor do Alentejo”.
A próxima iniciativa da edilidade é a 16ª Mostra Gastronómica, bem como a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada (de 30 de Outubro a 8 de Novembro).
Mais informações aqui ou através do email cimr@cm-arraiolos.pt.
Agricultura e Mar Actual