Início / Agenda / Sector agroflorestal debate adaptação às alterações climáticas e cria projecto conjunto

Sector agroflorestal debate adaptação às alterações climáticas e cria projecto conjunto

O sector agroflorestal nacional mobiliza-se em torno da temática das alterações climáticas e organiza a Conferência “Alterações Climáticas: Que Desafios para o Sector Agroflorestal nos Próximos Anos”, a realizar-se no próximo dia 27 de Julho, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Campolide, em Lisboa.

O encontro contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, e dará lugar à assinatura de um Memorando de Entendimento com diversas entidades para o projecto “Acção climática – Avaliação, mitigação e adaptação às alterações climáticas no sector agroflorestal”.

Pode consultar aqui o programa da conferência.

Explica uma nota de imprensa da organização do evento que as alterações climáticas “constituem uma realidade e uma prioridade, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade, como tem ficado bem patente nos últimos dias em vários locais do Mundo”. E alerta que “os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas”.

“O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação, o aumento da variabilidade e irregularidade climática, bem como a maior frequência, persistência e intensidade de eventos extremos, conduzem a um aumento dos riscos potenciais e da vulnerabilidade dos nossos sistemas de produção agrícola e florestal”, acrescenta a mesma nota.

Crescentes desafios unem sector

Face aos crescentes desafios que se colocam ao País, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para ser apresentado um projecto nacional transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o sector agroflorestal em torno das alterações climáticas, denominado “Acção Climática – Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”.

Foram convidadas 45 entidades entre as quais instituições do meio científico-académico, organizações de agricultores e de produtores florestais e os principais organismos da Administração Central do Estado, num “claro sinal de união e concertação de esforços em torno de uma temática tão relevante para o nosso País como são as alterações climáticas”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.