Início / Agenda / Syngenta leva novas tecnologias em sementes e protecção das culturas à AgroGlobal

Syngenta leva novas tecnologias em sementes e protecção das culturas à AgroGlobal

A Syngenta participa em mais uma edição da AgroGlobal, a maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais, que se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, em Valada do Ribatejo, garantindo apresentar “tecnologias inovadoras em sementes e protecção das culturas”.

As soluções Syngenta estão já patentes nos campos demonstrativos de milho e tomate indústria da feira, bem como o programa Operation Pollinator para incremento da biodiversidade na agricultura.

Revela a empresa que, no pivot de milho para silagem dos campos de ensaio da AgroGlobal, a Syngenta apresenta 3 variedades de de ciclo FAO 600. A SY Fuerza, um híbrido muito produtivo, tanto em condições de stress hídrico como em condições óptimas de rega, graças à sua tecnologia Artesian; a SY Gladius, um híbrido indicado para sementeiras precoces que proporciona uma silagem altamente energética para alimentação das vacas, devido à tecnologia Powercell que incorpora; e a SY Bambus, uma nova entrada no catálogo de milho Syngenta, tratando-se de uma variedade de elevado rendimento, estabilidade e resistência a situações de stress, aconselhada para quem prefere semear cedo.

Gestão de infestantes do milho

Na gestão de infestantes do milho, a estratégia implementada pela Syngenta centrou-se na aplicação de dois herbicidas de pré-emergência – Camix (3,75L/ha) e Lumax (4 L/ha) -, cada um aplicado em metade da área do ensaio. “Ambos os produtos demonstraram excelente eficácia, óptima selectividade para a cultura e óptimo efeito residual, não tendo sido necessária qualquer correcção em pós-emergência do milho”.

O Camix é um herbicida que congrega num único produto fácil de usar duas substâncias activas da Syngenta, o s-metolacloro e a mesotriona, com modos de acção complementares para controlo das infestantes de folha larga e gramíneas na cultura do milho em pré-emergência e pós-emergência precoce.

Já o Lumax é o herbicida líder de mercado em pré-emergência na cultura do milho, indicado para controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais. É composto por três substâncias activas da Syngenta: a mesotriona, o s-metolacloro e a terbutilazina.

Em conjunto com Alltech e Aquagri

Tal como em edições anteriores da AgroGlobal, participam neste ensaio de milho silagem, em conjunto com a Syngenta, as empresas Alltech, com soluções para nutrição das plantas e saúde do solo, e Aquagri, com sondas de monitorização do teor de humidade do solo e apoio à gestão da rega da cultura.

Biodiversidade na cultura do milho

O programa Operation Pollinator, que visa o estímulo da biodiversidade na agricultura, também está presente na AgroGlobal. A Syngenta instalou junto ao campo de milho silagem uma margem multifuncional com a sua mistura de sementes Operation Pollinator, contribuindo para atrair insectos polinizadores e auxiliares, que têm reconhecidos benefícios na fitossanidade e na qualidade da cultura. Estas margens multifuncionais também apresentam vantagens para a melhoria da fertilidade e da estrutura do solo.

Segundo a empresa, estudos científicos realizados na Península Ibérica, em várias culturas agrícolas, demonstraram que estas faixas floridas biodiversas contribuem para aumentar em 130% a presença de polinizadores nos campos agrícolas.

O programa Operation Pollinator foi lançado pela Syngenta há mais de uma década e comprova-se que está em linha com as metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu e na Estratégia de Biodiversidade da UE até 2030 e com as orientações da nova Política Agrícola Comum, em concreto as medidas agroambientais (“eco-esquemas”).

Pivot de milho

As variedades de milho Syngenta também estão presentes no pivot de milho grão dos campos de ensaio da AgroGlobal. Além dos três híbridos – SY Fuerza, SY Gladius, SY Bambus – que têm dupla aptidão (para silagem e grão), a empresa destaca o SY Andromeda. Este FAO 500 faz parte da segunda geração de híbridos com tecnologia Artesian, “demonstrando estabilidade produtiva em todos os ambientes, mesmo com stress hídrico. Apresenta uma espiga larga e bem preenchida e excelente sanidade da planta”.

Tomate indústria

No campo demonstrativo de tomate de indústria na AgroGlobal, a Syngenta implementou uma estratégia de protecção da cultura contra pragas e doenças que está a demonstrar elevada eficácia, tal como é confirmado pela Sociedade Agrícola Rui Vieira, responsável pela gestão do campo.

Na fase de desenvolvimento vegetativo da cultura, foi aplicado o fungicida Ridomil Gold R, para evitar ataques prematuros de míldio e bactérias. Numa fase seguinte, em que se verificou uma enorme pressão atmosférica para ocorrência de míldio, o fungicida Carial Top manteve a cultura sã. O programa de tratamentos prossegue com OrtivaTop, fungicida de largo espectro, posicionado na fase de frutificação da cultura.

Na protecção contra pragas, o insecticida Karate Zeon contribuiu para baixar as populações de lagarta, numa fase inicial de desenvolvimento da cultura, e o insecticida Affirm evitou estragos nos frutos. Na fase mais adiantada do ciclo da cultura, a estratégia passará pela aplicação de Ampligo para controlo absoluto dos lepidópteros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Partilhar             more  O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.