Início / Agricultura / Rui Martinho, depois de se demitir por doença de secretário de Estado da Agricultura, nomeado presidente do IFAP

Rui Martinho, depois de se demitir por doença de secretário de Estado da Agricultura, nomeado presidente do IFAP

Rui Martinho, o ex-secretário de Estado da Agricultura de Maria do Céu Antunes, é o novo presidente do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, para um mandato de cinco anos. Substitui João Carlos Mateus.

Foi presidente do conselho directivo do IFAP de Março a Dezembro de 2020, vogal do conselho directivo do IFAP, gestor adjunto do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER e PDR 2020), e adjunto do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Rui Martinho tomou posse a 15 de Dezembro de 2020 como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em substituição de Nuno Russo. Demitiu-se do Governo, oficialmente, por motivos de saúde, tendo sido substituído por Carla Alves Pereira, que tomou posse 4 de Dezembro de 2022, tendo apresentado na tarde de 5 de Dezembro, a sua demissão por “entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo”, depois da polémica sobre as diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

Rui Martinho nasceu em São João da Pesqueira em 1963. É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, tem um curso de pós-graduação em Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa, um curso de Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural do Instituto Superior de Agronomia.

Tem ainda uma pós-graduação em Gestão Pública – Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública e o Curso Avançado de Gestão Pública, no Instituto Nacional de Administração.

Rui Martinho foi ainda director de Serviços no Gabinete de Planeamento e Políticas do MADRP, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica e adjunto do Gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.