O candidato do PSD Açores a presidente do Governo Regional garantiu que um governo social-democrata vai “melhorar as condições de trabalho” dos pescadores, alegando que há infra-estruturas de pesca que “estão ao abandono”, prejudicando os profissionais do sector.
“Não basta fazer infra-estruturas portuárias sem depois cuidar da manutenção e da conservação dos equipamentos. É intolerável que os pescadores estejam, por exemplo, dois anos à espera de que uma grua seja reparada”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, após visitar o Porto de Pescas de Vila Franca do Campo.
O líder social-democrata salientou que, após falar com pescadores e armadores em diferentes ilhas, “estes têm manifestado indignação com as suas condições de trabalho, o que resulta do abandono a que as entidades públicas têm votado o sector”.
“Ouvir os pescadores”
“O que temos de fazer é, em primeiro lugar, ouvir os pescadores, para dar uma resposta à sua indignação e apresentar novas políticas. Também aqui é precisa a mudança, porque assim este sector não pode continuar”, frisou.
José Manuel Bolieiro ouviu queixas de pescadores e armadores do Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, que referiram que “uma parte essencial dos seus instrumentos de trabalho está avariada e abandonada”.
“Além da grua do porto, avariada há dois anos, também as casas de aprestos não estão em condições. As próprias condições de higiene e limpeza no local não estão garantidas. Fui informado que não é feita qualquer acção de desratização”, alertou.
Para o candidato do PSD Açores a presidente do Governo, “é preciso criar uma política de Pescas que potencie a mudança”.
“A Lotaçor tem de estar ao serviço dos pescadores e armadores. Não pode ser ao contrário. É preciso mudar”, acrescentou José Manuel Bolieiro.
Agricultura e Mar Actual